Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

OUVINTES

Pais ou responsáveis terão acesso às reuniões de colegiados do IFRN

Considerando o momento de pandemia, as reuniões estão sendo realizadas de forma online

Publicada em 08/07/2020 Atualizada há 12 meses

Participação deve ser solicitada, via formulário, com 24h de antecedência

“Considerando esse momento de pandemia e adequação aos Regimentos Internos dos Conselhos (Consup e Consepex) e do Colégio de Dirigentes (Codir), a Secretaria desses Órgãos Colegiados, disponibilizará no Suap, requerimento para que servidores e discentes possam fazer suas solicitações como ouvintes nas reuniões desses órgãos colegiados. Para os pais ou responsáveis de alunos do IFRN, serão disponibilizados formulários que ficarão dispostos nas páginas de cada órgão colegiado, respectivamente”.

A mensagem acima, da Assessoria Administrativa do Gabinete da Reitoria do IFRN, altera a forma de acesso às reuniões que vêm sendo realizadas pelo Instituto. Agora, servidores e estudantes, bem como seus pais ou responsáveis, podem solicitar participação como ouvintes nas reuniões virtuais do Conselho Superior (Consup), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex) e do Colégio de Dirigentes (Codir). Para essa participação, deve-se preencher o formulário específico para cada reunião, mediante requerimento à presidência com antecedência mínima de 24h. As reuniões estão sendo realizadas virtualmente, através da ferramenta Microsoft Teams, que pode ser usada direto no navegador, para máquinas que operem com Windows, Mac ou Linux, além de contar com aplicativo para aparelhos com sistema operacional Android e IOS.

Colégio de Dirigentes e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

O Codir, integrante da Administração Geral da Instituição, tem função consultiva sobre matéria administrativa, sendo composto pelo reitor, como presidente, e pelos pró-reitores, diretores-gerais dos campi e campi Avançados, além dos diretores sistêmicos. Já o Consepex tem funções normativas, consultivas e deliberativas sobre matéria acadêmica, didático-pedagógica, científica, artístico-cultural e desportiva, sendo composto da seguinte forma:

  • o reitor, como presidente;
  • o pró-reitor de Ensino;
  • o pró-reitor de Pesquisa e Inovação;
  • o pró-reitor de Extensão;
  • um coordenador de curso, por campus;
  • um representante docente, por campus;
  • quatro representantes discentes;
  • dois representantes técnico-administrativos;
  • dois representantes da equipe técnico-pedagógica;
  • dois representantes da sociedade civil, vinculados a instituições de fomento à pesquisa e/ou à extensão.

Conselho Superior

O Consup é formado por servidores, estudantes matriculados, egressos e representantes da sociedade civil (indicados por entidades estudantis, patronais, entidades dos trabalhadores e pelo setor público) e do Ministério da Educação. Há também representações do Colégio de Dirigentes (Codir), com pelo menos um que também seja membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex). Órgão colegiado máximo do IFRN, com caráter consultivo e deliberativo, o Consup foi instituído pela Lei de criação dos Institutos Federais. Entre outros, cabe ao Conselho aprovar a política geral para a atuação institucional, coordenar o processo de consulta à comunidade acadêmica para escolha do reitor do Instituto e dos diretores-gerais dos campi e aprovar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o projeto político-pedagógico (PPP), o plano geral de cada gestão e os planos anuais de ação, assim como a proposta orçamentária anual. Para solicitar participação nas reuniões, clique AQUI.

Acesse

Página dos Colegiados;

Participação - para pais e responsáveis - no Consup.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas