Licenciatura em Matemática
Licenciatura em Matemática do Campus Ceará-Mirim recebe conceito 4 em avaliação do MEC
Resultado reconhece a qualidade do curso e reforça o compromisso do IFRN com a formação docente na região
Publicada por Bruno Arcanjo em 17/12/2025 ― Atualizada em 17 de Dezembro de 2025 às 12:03

O curso de Licenciatura em Matemática do IFRN – Campus Ceará-Mirim obteve conceito 4 na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado refere-se à avaliação in loco de reavaliação do Protocolo de Compromisso, no âmbito do processo de reconhecimento do curso.
A avaliação integra uma etapa obrigatória para a validade nacional dos diplomas, conforme estabelece o Art. 34 do Decreto nº 5.773/2006. De acordo com a legislação, os conceitos atribuídos aos cursos variam de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima. O conceito 4 indica que o curso apresenta nível de qualidade superior ao essencial, aproximando-se do padrão máximo de excelência.
Durante o processo avaliativo, foram analisadas dimensões como a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura, além da realização de reuniões com estudantes, professores, equipe gestora, Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Núcleo Docente Estruturante (NDE), bem como visitas aos ambientes acadêmicos do Campus.
Para o diretor-geral do Campus Ceará-Mirim, Luiz Paulo, o resultado corrige uma distorção identificada na avaliação anterior e reafirma a qualidade da formação oferecida. “O conceito 4 na avaliação in loco ratifica que formamos professoras e professores de elevada qualidade e reconhece um trabalho desenvolvido de forma exemplar por estudantes, docentes, terceirizados(as), coordenações e gestão”, destacou.
O diretor também ressaltou o impacto social do curso para a região. “A Licenciatura em Matemática se consolida como uma ferramenta de transformação das vidas de nossos estudantes e da qualidade da educação em Ceará-Mirim e região. Embora satisfeitos com o resultado, sabemos que há sempre espaço para evoluir e utilizaremos essa avaliação como base para os aprimoramentos necessários”, completou.
Segundo o coordenador do curso, João Freire, o resultado é fruto de um esforço coletivo contínuo. “Após uma avaliação inicial considerada conflituosa, o Campus Ceará-Mirim assumiu um compromisso formal com o MEC, implementando um protocolo de melhorias ao longo de um ano. O conceito 4 reflete esse trabalho conjunto, reconhecendo as potencialidades do curso e apontando caminhos para seu contínuo desenvolvimento”, afirmou.
Ainda de acordo com o coordenador, a Licenciatura em Matemática é a única oferta de curso superior do Campus voltada à formação docente, possuindo papel estratégico no desenvolvimento educacional da região. “O curso apresenta grande potencial para transformar a realidade educacional local, formando professores qualificados para atuar na educação básica”, completou.
O resultado reafirma o compromisso do IFRN – Campus Ceará-Mirim com a educação pública, gratuita e de qualidade, especialmente na formação inicial de professores.