JICS 2018

IFRN sedia fase classificatória dos Jogos Intercampi 2018 e firma parceria com a escola FATEX

Evento esportivo aconteceu de 15 a 19 de maio no Campus Ceará-Mirim

Publicada em 27/05/2018 Atualizada há 12 meses

O Campus Ceará-Mirim do IFRN sediou uma das fases dos Jogos Intercampi 2018, como um dos três polos escolhidos para a etapa classificatória da competição. Com o início na terça-feira, 15, e estendendo-se até o sábado, 19, o evento desportivo reuniu atletas estudantes dos campi Ceará-Mirim, João Câmara, Lajes, Natal Zona Norte, Natal Cidade Alta e São Gonçalo do Amarante, recebendo a visita de mais de 500 pessoas, incluindo alunos, docentes de educação física e servidores administrativos, além da presença de profissionais e estudantes da área da saúde cearamirinenses. As modalidades esportivas disputadas durante a semana foram várias: de xadrez a futebol de campo, passando por vôlei de praia, vôlei, futsal, handebol e natação.

Nas palavras do professor Joaquim Nabuco, professor do Campus Ceará-Mirim e um dos responsáveis pela organização do evento, a oportunidade de atuar como um polo dos Jogos Intercampi produzirá bons frutos essenciais para o campus. "Sediar os jogos é muito relevante. E para um campus como o de Ceará Mirim, com poucos anos, proporcionar o contato não só dos que praticam esportes, mas de toda a comunidade do campus, incentiva-os a também fazer parte de alguma prática esportiva.", afirma. Para Joaquim, a cultura esportiva é fundamental para a formação do aluno. E para isso, eventos como o JICs são cruciais para esse processo. "Espera-se que o legado contribua para incentivar os discentes a manterem uma prática constante dos esportes, para que tenhamos cada vez mais alunos envolvidos nas práticas esportivas", conclui.

Parceria com a FATEX

Para enfatizar a preocupação com os cuidados médicos exigidos por um evento esportivo desse porte, o IFRN - Ceará-Mirim firmou uma parceria com a Escola de Profissões Fatex de Ceará-Mirim, na qual os estudantes e profissionais que estudam ou trabalham na instituição estiveram durante os dias de competições para prestar assistência médica imediata aos atletas que sofreram contusões durante as partidas. Aianne Cruz, que é coordenadora de cursos da Fatex, classificou de forma muito positiva a experiência. "Foi maravilhoso. Fomos muito bem recebidos. A gente teve apoio sempre e a comunicação foi maravilhosa. Os alunos adoraram, porque tiveram a oportunidade de colocar em prática aquilo que eles aprendem em sala de aula, que são as técnicas de primeiros socorros". A formação dos estudantes também foi percebida muito além do fazer profissional. Nas palavras de Aianne, que também é enfermeira, o reconhecimento da prática da enfermagem cresceu dentro do próprio grupo. "Eles puderam ver durante o evento a importância da profissão deles. Durante o evento tivemos algumas ocorrências e eles puderam ajudar essas pessoas", lembra.

extensao
servidores