Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERNACIONALIZAÇÃO

IFRN realiza reunião com docentes em preparação à mobilidade internacional

Docentes realizarão período de estágio pós-doutoral em instituições estrangeiras

Publicada em 17/01/2023 Atualizada há 1 ano

Esta é a segunda vez que o IFRN envia servidores para qualificação nas Instituições de Ensino Superior

Na tarde do dia 16 de janeiro de 2023, na sala de reuniões da Pró-reitoria de Pesquisa & Inovação (PROPI), aconteceu uma reunião híbrida com os servidores aprovados no Edital n.º 15/2022 - Pós-doutorado no Exterior. Pela reitoria, participaram Erasmo Oliveira, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal, e Camilla Freitas, servidora da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CODEPE); Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa & Inovação; Francinaide Nascimento, coordenadora da Pós-Graduação na PROPI; Fernando Antônio, secretário executivo da PROPI; Samuel Lima, assessor de Relações Internacionais. Os professores aprovados no edital e presentes à reunião foram os seguintes: Tito Matias (Campus Ceará-Mirim); Jacques Cousteau (Campus Natal-Central); Tatiani Novaes (Campus Natal-Cidade Alta); e Márcio Azevedo (Campus Caicó).

Inicialmente, Samuel Lima e Erasmo Oliveira fizeram uma apresentação sobre os trâmites processuais para emissão de diárias e passagens, bem como sobre o acompanhamento durante a qualificação. “Nossa função nesse período será acompanhar o servidor para o bom desenvolvimento de sua qualificação”, salientou o coordenador de Desenvolvimento de Pessoal. Em seguida, o professor Avelino ressaltou a necessidade de realizar a inserção frequente das comprovações nas metas do projeto de pesquisa, no SUAP, durante o estágio pós-doutoral. “Agora, com a função Indicar Auxiliar na equipe do projeto, essa tarefa de preenchimento e inserção de documentação comprobatória se tornou mais leve para o pesquisador”, salientou o pró-reitor de Pesquisa & Inovação.

Esta é a segunda vez que o IFRN envia servidores para qualificação nas Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras conveniadas ao IFRN. A primeira iniciativa, realizada durante os anos de 2021 e 2022, focou nas parcerias europeias. “Desta vez, o nosso interesse é fortalecer os convênios celebrados ao longo de todo o ano passado com diversas instituições latino-americanas, a fim de fortalecer a cooperação no Sul Global”, afirmou o professor Samuel.    

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas