Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

IFRN participou do maior evento sobre a linguagem de programação Python do país

Mais de 50 estudantes do Campus Ceará-Mirim estiveram envolvidos

Publicada em 03/01/2019 Atualizada há 1 ano

De 19 a 21 de outubro, alunos do Campus Ceará-Mirim do IFRN participaram da 14ª Edição do Phyton Brasil, sediado no hotel Holiday Inn Natal. O evento contou com palestras ministradas por profissionais brasileiros e internacionais de referência para a comunidade. Em 2018, Natal foi escolhida como sede; a cidade conta com dois institutos federais de ensino superior, o IFRN e o Instituto Metrópole Digital (IMD), da UFRN, além de abrigar o Parque Tecnológico Metrópole Digital, que visa fomentar, apoiar e desenvolver atividades relacionadas à ciência, tecnologia e inovação no Rio Grande do Norte.

“A importância da Phyton Brasil pode ser vista sob dois ângulos: o primeiro é para os alunos dos cursos de Informática e Jogos, que terão uma motivação muito grande para a carreira deles ao ver a quantidade de pessoas que atuam, e o segundo é a questão de como isso mostra para fora como o Rio Grande do Norte tem um grande potencial como polo tecnológico”, diz o professor Pedro Baesse, responsável pela iniciativa de levar os alunos ao evento, e também ministrante da palestra "Programação Cidadã: dados abertos e o porquê você deveria estar contribuindo". Além dele, os professores Adorilson e Hardley, do Campus Ceará-Mirim, acompanharam os estudantes.

Experiência

“Das diversas coisas que me impactaram na Phyton Brasil, a primeira delas, com certeza, foi a não necessidade de uma vida acadêmica para se tornar programador”, conta Wlademir Dumaresq, aluno do quarto período do curso técnico integrado em Informática, do Campus Ceará-Mirim. Wlademir comenta sobre sua surpresa ao assistir à palestra de um funcionário do Facebook, que deixou sua faculdade e, mesmo assim, trabalha na empresa. Para ele, o fato evidencia que o palestrante é um excelente programador. 

O estudante ficou fascinado com a paixão de diversos programadores do Brasil, reunidos em um local, para falar de uma única linguagem de programação: “eu vi diversos programadores com tatuagens da Phyton, e isso é uma coisa incrível”. Wlademir relata que muitas outras palestras foram interessantes, e destaca a que tinha uma programadora que contou sua história de superação no processo de transição de identidade de gênero, no qual a Phyton auxiliou, juntamente a outras comunidades de programadores adeptos à linguagem. 

O evento

O Python Brasil é o maior evento sobre a linguagem de programação Python do país. Tem, também o suporte de diversos eventos menores em proporções locais e regionais, culminando, assim, em um encontro nacional e itinerante. Objetiva a difusão dessa linguagem, a promoção da troca de experiências e conhecimentos, e o incentivo do crescimento da comunidade (tanto em participantes quanto em impacto socia). 

Composto, principalmente, por desenvolvedores, engenheiros de software, empresários, gerentes de TI, estudantes e entusiastas, ao público é proporcionada a experiência de seis dias de imersão, nos quais os participantes poderão aprender sobre novas tecnologias, compartilhar conhecimento e experiências, ter contato com grandes nomes da comunidade internacional e confraternizar. Tudo isso em um ambiente amistoso, de boa convivência, inclusivo e livre de intimidação, onde todas as pessoas são bem-vindas. 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas