ENSINO

IFRN participa do I Encontro de Docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação

Evento será realizado nos dias 18 e 19 de novembro

Publicada em 26/10/2021 Atualizada há 1 ano

Coletivo vem organizando Grupos de Trabalhos e construindo canais de comunicação

O Grupo Nacional de Docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Docentes de Filosofia na Rede Federal EPCT) realizará, nos dias 18 e 19 de novembro de 2021, o evento “Rumos para o I Encontro de Docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.

A ação tem o objetivo de refletir sobre os desafios da Filosofia no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de promover a mobilização para um evento de nível nacional com a mesma temática, a ser realizado no ano de 2022.

O professor do Campus Ceará-Mirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e membro do Coletivo, Jorge dos Santos Lima, salienta que "pela primeira vez na história da Rede Federal de Ensino iremos nos reunir para trazer essa reflexão para nós mesmos e para os demais interessados: como nós, docentes, trabalhamos e vemos a Filosofia enquanto ensino a nível Integrado, Subsequente e Superior? Então, em 2022, traremos essa discursão sobre como se configura a Filosofia em nossas instituições de Ensino? Quais são os dilemas? Quais são os desafios?".

O evento

O “Rumos para o I Encontro de Docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, sempre a partir das 19h30. O evento será transmitido pelo canal do YouTube Docentes de Filosofia - Rede Federal EPCT e contará com a participação do professor Dr. Sílvio Gallo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e de membros Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Neste evento, o Grupo de Filosofia conta com a parceria do IFRN, em publicações de anais, e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), para a comunicação e transmissão. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de novembro no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Veja a programação:

18 de novembro

TemaA Filosofia na formação integral frente as contrarreformas educacionais e os impactos na Rede Federal EPCT
ParticipantesPalestrante: professor Sílvio Gallo (Unicamp). Mediação: professor e pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Avelino de Lima Neto
Linkhttps://youtu.be/2UHvv8tDxJo

19 de novembro

TemaFilosofia na Rede Federal EPCT: rumos e mobilizações para 2022
ParticipantesDocentes de Filosofia da Rede Federal EPCT
Linkhttps://youtu.be/GJfW72jRlfY

Docentes de Filosofia na Rede Federal EPCT

Formado oficialmente no dia 6 de agosto de 2021, o Grupo Nacional de Docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se propõe a “fazer avançar, aprofundar e sistematizar o conhecimento no campo da Filosofia na Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal, por meio da mobilização especial dos docentes de Filosofia dedicadas a este objetivo”.

Atualmente, o Coletivo é formado por cerca de 200 profissionais de todas as regiões do país e é a expressão coletiva de professores de cunho científico, civil, cultural e sem fins lucrativos. O Coletivo Docentes de Filosofia na Rede Federal EPCT tem o objetivo de:

• Congregar docentes de Filosofia, entidades e instituições interessadas em questões da Filosofia na Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal para uma reflexão crítica de suas práticas;
  • Defender as reivindicações de pessoas, entidades e instituições que comunguem com os princípios do Coletivo no tocante ao trabalho docente e ensino de Filosofia na Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal, em articulação com as demais entidades da área educacional, para o desenvolvimento de ações comuns;
  • Desenvolver estudos e pesquisas na área da Educação, em particular, no campo da Filosofia na Educação Profissional e Tecnológica;
  • Incentivar e fortalecer a estrutura organizacional de outros Coletivos e Comissões, de modo a congregar a Educação Superior e a Educação Básica, a fim de examinar criticamente as questões mencionadas dois tópicos anteriores;
  • Propor e defender a Educação, especialmente a Profissional e Tecnológica realizada pela Rede Federal de EPCT, como um bem público e uma política educacional (pública e de Estado) que atenda às necessidades populares, na luta pela democracia e pelos interesses da sociedade brasileira; e
  • Promover e divulgar estudos e pesquisas, produzir conhecimento, socializar experiências, acompanhar e mobilizar as pessoas, grupos e instituições que acompanham os interesses, finalidades e objetivos e propostas do Grupo.

Primeiro dia do evento

Segundo dia do evento