Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PROEX

IFRN divulga editais para projetos de extensão

Submissões devem ser feitas até 14 de março de 2022

Publicada em 17/02/2022 Atualizada há 12 meses

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRN) publicou nesta segunda-feira (14), oito editais para fomento de projetos de Extensão nos campi do IFRN.  O fomento prevê bolsas para estudantes e custeio de parte das iniciativas. As propostas deverão ser elaboradas e submetidas pelos servidores do IFRN coordenadores das atividades até 14 de março de 2022, no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Para submissão, os interessados deverão acessar acessar o Módulo Extensão> Projetos> Submeter projetos.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão em Exercício e Assessora de Programas e Convênios da Pró-Reitoria de Extensão, Daniella Garcia, "a prioridade orçamentária da Proex é fomentar iniciativas na ponta da Instituição para as comunidades, com o compromisso que isso se amplie gradualmente e ocorra com cada vez mais transparência. Por isso, além dos tradicionais editais apresentados em anos anteriores, estão sendo garantidos dois editais que foram experimentais em 2021, o de fortalecimento das relações com o mundo do trabalho e de projetos de extensão internacionalizados, e está sendo instituído pela primeira vez o edital de apoio aos equipamentos culturais do Instituto", declarou a gestora.

Edital n° 02/2022 objetiva selecionar projetos de extensão, de acordo com as áreas temáticas e temas, definidos neste edital, a serem executados, no âmbito do IFRN, por intermédio dos campi, de forma presencial, remota ou híbrida, a depender das condições sanitárias, em conformidade com os normativos institucionais e as análises dos Comitês de Enfrentamento à Covid-19 sistêmico e locais.

Edital n°03/2022 é destinado para o fomento projetos de extensão vinculados aos Núcleos de Artes, no âmbito dos campi do IFRN, contribuindo com a formação artística, cultural cidadã e crítica de estudantes que integram a educação profissional e tecnológica. Além de Estimular a produção cultural e a sua difusão para e com a população; Possibilitar o contato entre a comunidade externa e escolar promovendo diálogo com a produção artística regional e local.

Edital n° 04/2022 busca fomentar projetos de extensão vinculados aos Núcleos de Extensão e Prática Profissional – NEPP, no âmbito dos campi do IFRN, com a finalidade de suprir as demandas de prática profissional, para os alunos do IFRN, contribuindo assim para o aperfeiçoamento e ampliação dos conhecimentos adquiridos nas atividades do processo de ensino-aprendizagem. Além de ofertar, serviços de qualidade, nas áreas afins do NEPP, à comunidade e em atendimento as políticas públicas vigentes, preferencialmente de forma gratuita, por meio da prática profissional dos alunos, de acordo com a realidade de cada Núcleo.

Já o Edital n° 05/2022 é destinado ao apoio e incentivo do desenvolvimento de projetos de extensão voltados para o público da terceira idade, de acordo com as áreas temáticas e os temas definidos neste edital.

Edital n° 06/2022 tem a finalidade de dar continuidade ao Programa Mulheres Mil no IFRN, com base na metodologia de Acesso, Permanência e Êxito, contribuindo com o desenvolvimento educacional, social e econômico de mulheres em situação de vulnerabilidade social. O Programa visa também contribuir para o atendimento das políticas de gênero, de equidade, de inclusão e de ações afirmativas, em favor da diminuição dos problemas sociais e da erradicação da miséria no país. Por meio deste edital, se prevê a implementação de 20 projetos do Programa Mulheres Mil IFRN, no exercício 2022, com a meta de 30 (trinta) matrículas por Campus, totalizando o atendimento de 600 (seiscentas) mulheres de baixa renda, vulneráveis socialmente e baixo nível de escolaridade.

Edital n ° 07/2022 busca selecionar projetos de atividades de internacionalização, visando à criação de ambiente para troca de conhecimentos, saberes e experiências com a sociedade internacional, que serão executados, no âmbito do IFRN, por intermédio dos campi.

Já o Edital n° 08/2022 tem o objetivo de selecionar e fomentar projetos de extensão para o Programa de Fortalecimento com as Relações com Mundo do Trabalho, de acordo com as áreas temáticas e temas definidos neste edital.

Edital n° 09/2022 tem a finalidade de selecionar projetos de extensão vinculados aos equipamentos culturais do IFRN, de acordo com as áreas temáticas e temas, definidos neste edital.

Os projetos serão executados de forma presencial, remota ou híbrida, a depender das condições sanitárias, em conformidade com os normativos institucionais e as análises dos Comitês de Enfrentamento à Covid-19 sistêmico e locais. A Proex ainda está em fase de discussão para o lançamento de um edital de fomento voltado para núcleos da Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSol).  

Acesse:

EDITAL Nº. 02/2022-PROEX/IFRN - SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO EXERCÍCIO 2022

EDITAL Nº. 03/2022-PROEX/IFRN - SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS DE EXTENSÃO VINCULADOS AOS NÚCLEOS DE ARTES

EDITAL Nº. 04/2022-PROEX/IFRN - SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS DE EXTENSÃO VINCULADOS AOS NÚCLEOS DE EXTENSÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL (NEPP)

EDITAL Nº. 05/2022-PROEX/IFRN - SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS DE EXTENSÃO VOLTADOS PARA O PÚBLICO DA TERCEIRA IDADE

EDITAL Nº. 06/2022 - PROEX/IFRN - SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO A OFERTAS DE CURSOS FIC - PROGRAMA MULHERES MIL/IFRN 

EDITAL Nº. 07/2022-PROEX/IFRN - SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS DE ATIVIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO

EDITAL Nº. 08/2022-PROEX/IFRN - SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS DE EXTENSÃO COM FOCO NO FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES COM O MUNDO DO TRABALHO 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas