Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PREMIAÇÃO

Estudantes do Campus Ceará-Mirim são premiados em feira regional de ciência e tecnologia

Alunos do curso de Programação de Jogos Digitais obtiveram o 1º lugar na área de Ciências da Saúde na FENECIT

Publicada em 09/10/2017 Atualizada há 1 ano

Da esquerda para a direita: Tailson Ferreira, Maria Beatriz, Emanuelli Carine, Matheus Ricardo, João Pedro e a professora Videanny Videnov O IFRN - Ceará-Mirim foi bem representado na edição deste ano da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, que aconteceu em setembro, em Pernambuco. O projeto de pesquisa "Gameterapia: uma forma de unir jogos digitais à reabilitação de pacientes acometidos pelo acidente vascular encefálico (AVE)", inteiramente desenvolvido no campus, conquistou a primeira colocação categoria de Ciências da Saúde da FENECIT.  

A equipe responsável pelo Gameterapia é composta por alunos do terceiro ano de Programação de Jogos Digitais do turno matutino. São eles: Emanuelli Carine, João Pedro Oliveira, Matheus Ricardo, Maria Beatriz Nogueira e Tailson Ferreira. A supervisão e coordenação do projeto ficou a cargo da professora Videanny Videnov. A concepção da ideia surgiu dentro da rotina de atividades da disciplina de Biologia e foi tomando forma para além da sala de aula. Segundo Matheus, o objetivo do projeto é "trazer uma maior qualidade de vida para o idoso. Eles têm a terapia comum, mas nem sempre se sentem tão à vontade para fazer. Então a Gameterapia é uma forma de intervenção no dia a dia deles de forma lúdica", destaca. 
 
Já Emanuelli levantou a importância da situação de vulnerabilidade que o idoso vitimado pelo acidente vascular encefálico teve para o grupo. "Para a gente, este era apenas um trabalho de sala de aula, mas depois de conhecermos a patologia, a doença em si... isso fez nascer no grupo o sentimento de não ser um trabalho, de não querer nada em troca, apenas trabalhar com recursos do nosso curso de Programação de Jogos Digitais e tentar fazer da tecnologia um meio para gerar qualidade de vida para esses idosos", explicou a estudante, que foi uma das representantes da equipe - ao lado de João Pedro - na FENECIT.
 
Com este resultado, o projeto foi credenciado à 32ª edição da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia - MOSTRATEC, que acontece em Novo Hamburgo (RS) ainda no mês de outubro.
 


Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas