PROCESSO SELETIVO

Estudantes aprovados para cursos técnicos integrados já podem realizar pré-matrícula

O IFRN orienta a dar preferência ao formato on-line, em razão da pandemia de Covid-19

Publicada em 01/03/2021 Atualizada há 12 meses

O IFRN deu início nesta segunda-feira (1º) ao período de pré-matrícula on-line para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Regido pelo Edital Nº 29/2020-PROEN/IFRN, o processo seletivo aprovou cerca de 3 mil estudantes para os cursos ofertados nos 21 campi do Instituto. O resultado final e a lista de aprovados foram divulgados no dia 25 de fevereiro.

Pré-Matrículas- On-line

Com o agravamento da pandemia do Covid-19  no Rio Grande do Norte, a Coordenação de Acesso Discente (Cadis), setor vinculado à Pró-Reitoria de Ensino da Instituição (Proen), orienta que os estudantes realizem a pré-matrícula preferencialmente no formato on-line. Para isso, têm o período de 1 a 17 de março de 2021 (no último dia, as matrículas devem ser feitas até as 17h).

Para se matricular, o candidato classificado deverá acessar o endereço eletrônico https://sso.acesso.gov.br/login  e efetuar o cadastro. A realização da matrícula online será realizada através do endereço eletrônico https://www.gov.br/pt-br/servicos/matricular-se-em-curso-de-educacao-profissional-tecnica-educacao-de-jovens-e-adultos-integrado-e-subsequente-ifrn. Após o cadastro, no qual deve ser realizado o preenchimento dos dados solicitados, o candidato deverá fazer o upload da documentação descrita no edital. O candidato menor de idade, além da documentação listada no item 34 deverá, obrigatoriamente, anexar o Termo de Responsabilidade de Matrícula disponível em anexo no Edital.

Documentação

No ato da pré-matrícula, todos os candidatos aprovados deverão apresentar ou anexar a seguinte documentação:

a) 2 fotos 3x4 (recentes e iguais);

b) Carteira de identidade (cópia acompanhada do original);

c) Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia acompanhada do original);

d) Cópia da Certidão de Casamento ou Nascimento;

e) Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos (cópia acompanhada do original);

f) Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino (cópia acompanhada do original);

g) Certificado de conclusão do Ensino Fundamental e histórico escolar (cópia acompanhada do original); h) Parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação, para os aprovados que realizaram estudos equivalentes ao Ensino Fundamental, no todo ou em parte, no exterior;

i) O documento original utilizado no ato da inscrição onde constam as notas do candidato submetidas no certame. Como documento complementar, todos os candidatos aprovados deverão apresentar Carteira de Vacinação atualizada (cópia acompanhada do original).

Em decorrência da atual situação de pandemia da Covid-19, excepcionalmente para este processo seletivo, caso o candidato aprovado não obtenha em tempo para matrícula o Certificado de conclusão do Ensino Fundamental e histórico escolar, poderá apresentar o Termo de Compromisso disponibilizado no Anexo XII do Edital.

Os candidatos aprovados nas listas com reserva de vagas devem observar as informações constantes nos itens 48 a 53 do Edital e às datas dos resultados dos pareceres de renda e sobre pessoas com deficiência. Os candidatos aprovados para uma das vagas da Lista de Ampla concorrência Geral que estiverem em acordo com todos os critérios deste edital e da Organização Didática do IFRN, terão suas matrículas homologadas no momento da pré-matrícula.

Orientações

A documentação deverá estar em formato .docx, doc, pdf, jpg, jpeg ou png, com o máximo de 5Mb por arquivo. As matrículas feitas de modo online passarão por uma avaliação.  No caso de a documentação estar completa e perfeitamente legível, a homologação da matrícula será dada e o candidato receberá uma notificação pelo e-mail cadastrado. Em caso de haver algum erro ou ilegibilidade da documentação apresentada, poderá ser solicitado ao candidato os devidos ajustes. Todas as notificações necessárias serão realizadas através do e-mail cadastrado.

Para orientar os estudantes na realização da pré-matrícula on-line foi criado um manual com o passo a passo, disponível neste link.

Pré-Matrícula Presencial

O IFRN orienta os estudantes a buscarem o formato presencial apenas se não for possível de forma alguma a pré-matrícula on-line. No momento da pré-matrícula, devem se dirigir ao campus apenas o estudante e o responsável pela assinatura da documentação, a fim de restringir a circulação de pessoas no prédio do Campus. Os dois devem obrigatoriamente usar máscara de proteção. As matrículas presenciais devem ser agendadas, nos dias 10, 11, 12 e 15 de março, através do e-mail das secretarias acadêmicas do Campus para o qual o estudante foi aprovado (lista ao final do edital). O agendamento poderá ser realizado para o período entre 15 e 17 de março.

DATA/PERÍODO

PRÉ-MATRÍCULAS (online)

Das 08h do dia 01/03/2021 as 17h do dia 17/03/2021

AGENDAMENTO DAS PRÉ-MATRÍCULAS PRESENCIAIS