Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CORONAVÍRUS

Diretoria Geral do Campus Ceará-Mirim divulga ações de enfrentamento a pandemia

Ações visam possibilitar a implementação das orientações do Comitê Central de combate ao coronavírus contidas em seu Plano de Contingência.

Publicada em 10/07/2020 Atualizada há 1 ano

O diretor geral do campus Ceará-Mirim, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, vem informar à comunidade que, diante do contexto da pandemia do novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde, e em conformidade com o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, as atividades presenciais foram suspensas desde o dia 17 de março de 2020, em todos os campi do IFRN.

Nesse sentido, a comunidade acadêmica vem se dedicando a realizar discussões acerca da retomada das atividades escolares, levando em consideração os diferentes aspectos regionais, a pluralidade inerente à instituição, além das realidades socioeconômicas dos estudantes e suas famílias, com o objetivo de que os impactos na formação de todos os alunos da instituição seja o menor possível, além de garantir o direito à vida e à saúde de todos que fazem parte da comunidade escolar, entre alunos, servidores, funcionários terceirizados, e suas respectivas famílias.

No âmbito do campus Ceará-Mirim, dois grupos de trabalho vem se dedicando em elaborar estratégias que proporcionem a continuidade das atividades acadêmicas. A Comissão Local de Enfrentamento à COVID-19 é formada por representantes de servidores e alunos, e tem o objetivo de elaborar um plano local de contingência, com o levantamento de ações estratégicas e estruturais para que as instalações e protocolos da instituição possam garantir os requisitos sanitários ideais e necessários à realização das atividades com segurança. A Comissão de Volta às Aulas foi designada para elaborar estratégias de retorno às atividades escolares, levando em consideração o cenário presencial, no qual as aulas ocorreriam de normalmente, o cenário híbrido no qual as aulas ocorreriam em um formato remoto/presencial, e o cenário remoto, no qual as aulas ocorreriam somente de forma remota, além das possibilidades de transição entre um cenário e outro.

Além disso, também é necessária uma profunda discussão acerca da questão do recebimento dos alunos, acolhimento emocional, aspectos pedagógicos de formação, entre outros, levando em consideração que o campus Ceará-Mirim atende atualmente quase 800 alunos, oriundos de 19 municípios, e em diferentes contextos socioeconômicos, o que torna essa análise complexa, e que deve ser realizada com bastante cuidado.

O campus Ceará-Mirim compreende e se solidariza com as angustias dos seus estudantes e de suas famílias, uma vez que a pandemia do novo coronavírus trouxe impactos socioeconômicos incalculáveis a toda a população, e ainda, a perda de milhares de vidas de cidadãos brasileiros. Dessa forma, o campus Ceará-Mirim se coloca à disposição de toda a comunidade para esclarecer dúvidas, ouvir os anseios, sugestões e críticas por meio do e-mail institucional cocsev.cm@ifrn.edu.br, além dos perfis oficiais do campus. Esclarecemos ainda, que estaremos realizando momentos de apresentação das estratégias elaboradas e discussão com a comunidade, de forma virtual, a serem divulgados posteriormente.

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas