Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ciclo Formativo

Ciclo Formativo do PIBID reúne comunidade acadêmica no IFRN Campus Ceará-Mirim

Evento reuniu gestores, docentes, supervisores e bolsistas para discutir o papel do programa na formação de professores.

Publicada por Bruno Arcanjo em 23/09/2025 Atualizada em 23 de Setembro de 2025 às 07:57

O IFRN Campus Ceará-Mirim sediou, no último dia 17 de setembro, mais uma edição do Ciclo Formativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), iniciativa voltada à formação de professores e ao fortalecimento das práticas pedagógicas nos cursos de licenciatura.

A programação contou com a presença de gestores, coordenadores institucionais e de área, supervisores e bolsistas do subprojeto de Matemática, além de docentes e estudantes convidados da Licenciatura em Matemática.

O encontro teve início com uma reunião entre equipe gestora, docentes e supervisores, seguida de uma apresentação cultural realizada por estudantes da Escola Municipal Dr. Júlio Senna, instituição parceira do programa. Na sequência, foi realizada a conferência “Muito além dos muros da escola: o Pibid e seu papel na sociedade”, que estimulou reflexões sobre a relevância social, educacional e extensionista do programa na formação inicial docente.

Após a conferência, os núcleos de bolsistas socializaram as ações desenvolvidas no subprojeto de Matemática, apresentando experiências pedagógicas e práticas realizadas ao longo do ano letivo. Os relatos destacaram o papel transformador do PIBID tanto para a formação dos futuros professores quanto para a melhoria do ensino nas escolas da região.

O evento configurou-se como um espaço de integração e reflexão coletiva, reafirmando a importância do programa como política pública de valorização da docência e de articulação entre universidade, escola e comunidade. A programação foi encerrada com momentos de confraternização, fortalecendo os vínculos entre bolsistas, supervisores e professores envolvidos.