Campus Ceará-Mirim recebe visita do Instituto Internacional de Neurociências

O evento comemorou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Publicada em 16/10/2018 Atualizada há 1 ano

No dia de ontem (15) o Instituto Santos Dumont, mais especificamente o Instituto Internacional de Neurociências, se dispôs a trazer ao campus Ceará-Mirim atividades de divulgação científica em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

A programação contou com:

MANHÃ - 9:30h às 11:30h - Mezanino da Biblioteca - Oficinas

Visualização de tecido cerebral com um microscópio
Utilização de óculos de realidade virtual
Experimento da mão de borracha
Quem foi o paciente H.M.? (atividade prática)

TARDE - 13h às 14h - Auditório

Palestra: Ciência para a redução das desigualdades: a experiência do Instituto Santos Dumont na educação para a vida.

A ideia foi apresentar as principais frentes de atuação do Instituto Santos Dumont, incluindo pesquisas envolvendo Interface cérebro-máquina, neuromodulação, estudos com doença de Parkinson, Acidente Vascular Encefálico (AVE, ou derrame), Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Microcefalia, atendimento a gestantes, deficientes auditivos, dentre outros. Além disso, levantar a discussão: Investimento em pesquisa pode apresentar um resultado real na redução das desigualdades? Serão apresentados resultados concretos de exemplos no mundo e o resultado momentâneo em Macaíba.