Campus Ceará-Mirim recebe a visita da Coordenação Institucional do PIBID
Campus Ceará-Mirim recebe a visita da Coordenação sistêmica do PIBID
PIBID
Publicada por Bruno Arcanjo em 11/11/2024 ― Atualizada há 1 semana, 2 dias
Na tarde do dia 08 de novembro, sexta feira, recebemos no Campus Ceará-Mirim a visita dos professores Breno Trajano e Louize Gabriela que estão à frente da Coordenação Institucional no IFRN do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O Programa é uma iniciativa que integra a Política de Formação de Professores do Ministério da Educação e conta com apoio e fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Durante a visita foram realizados dois momentos de reuniões. No primeiro momento, reuniram-se junto aos Coordenadores Institucionais, o Diretor Geral Alan Paulo, o Diretor Acadêmico Gustavo Vilella, a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática Kaline Juliana, os coordenadores de área do subprojeto matemática Eriky Cézar e Jefferson Alexandre além dos 4 supervisores das escolas parceiras selecionadas por meio de editais públicos. A reunião foi conduzida pelos professores Breno Trajano e Louize Gabriela e teve como pauta principal apresentar as mudanças que ocorreram em relação a edição anterior do programa. Na oportunidade os gestores do Campus assinaram um termo de compromisso em consonância ao que está preconizado na portaria Capes nº 90/2024.
Em um segundo momento juntaram-se à reunião os estudantes da Licenciatura em Matemática do Campus Ceará-Mirim, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). A reunião iniciou com uma mensagem em vídeo do Reitor do IFRN direcionada a todos os partícipes do Programa. A coordenação institucional conduziu o encontro e apresentou os documentos normativos do PIBID, e um manual para Implementação do Programa, ressaltando a importância do Programa e as responsabilidades individuais para que coletivamente o programa seja exitoso.
Ao final da apresentação, foi aberto um espaço de perguntas e respostas com os estudantes. Momento que também contou com sorteio de brindes.
Para o professor Jefferson Alexandre que esteve como Coordenador de Área no edital anterior:
“O PIBID tem se mostrado importante em vários aspectos para os cursos de licenciaturas, principalmente a nossa que teve o início bem recente. O Programa consegue promover integração entre teoria e prática na formação inicial dos estudantes o que colabora para a construção de uma identidade docente pautada nos saberes acadêmicos estudados na Instituição de Ensino Superior aliados às experiências prática do cotidiano da sala de aula.”
A visita da equipe de coordenação foi fundamental para a iniciação do PIBID 2024, pois não só apresentou o funcionamento do programa, mas também propôs reflexões sobre o seu real significado. O PIBID vai além do aspecto financeiro, desempenhando um papel crucial na inserção e permanência dos estudantes de Licenciatura, o que contribui diretamente para a formação de futuros professores. Já participei do PIBID e posso afirmar que a experiência de estar na escola, de planejar e desenvolver atividades, além de compreender o cotidiano dos alunos, foi de grande importância para a minha jornada acadêmica.