EVENTO
Campus Ceará-Mirim promove debate sobre assédio sexual na escola
Publicada por Bruno Arcanjo em 22/09/2025 ― Atualizada em 22 de Setembro de 2025 às 13:22
A Coordenação de Atividades Estudantil (COAES) do Campus Ceará-Mirim do IFRN promoveu, no dia 16 de setembro, o evento “Debatendo o Assédio Sexual na Escola”, reunindo estudantes e servidores para uma manhã de diálogos e reflexões sobre um tema de grande relevância no ambiente acadêmico e social.
A conversa foi conduzida incialmente por Gilliard Laurentino, psicólogo com ampla experiência na proteção dos direitos da criança e do adolescente e representante da Campanha Faça Bonito Brasil. De maneira dinâmica, clara e acessível ao público jovem, ele apresentou um panorama geral sobre o tema, destacando as principais formas pelas quais os crimes sexuais podem se manifestar no cotidiano escolar — situações que jamais devem ser relativizadas ou interpretadas como simples brincadeiras. Em sua fala, ressaltou ainda os canais de denúncia disponíveis, a importância de não responsabilizar a vítima e de evitar sua revitimização. Por fim, enfatizou o papel e a responsabilidade das instituições de ensino na elaboração de protocolos e na necessidade de estarem preparadas para acolher e agir de forma adequada diante de situações dessa natureza.

Na sequência, a assistente social Lívia Daiane Gomes, membro do Grupo de Trabalho de Planejamento de Ações de Combate ao Assédio Moral e Sexual no IFRN, trouxe a perspectiva institucional. Ela destacou os avanços já alcançados, como a aprovação da Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio, da Discriminação e Demais Formas de Violência no âmbito do IFRN (Resolução nº 82/2025), mas também chamou atenção para os desafios que ainda precisam ser superados. Ressaltou a importância da formação de todos os atores acadêmicos, da criação de protocolos internos e da ampliação do diálogo, de forma a alinhar o trabalho da instituição com legislações e resoluções vigentes. Em sua fala, reforçou ainda a existência da plataforma FalaBR, que pode ser utilizada para denúncias de assédio sexual.
Encerrando as exposições, a delegada da Polícia Civil Taissa Meireles, com diversas formações na área do enfretamento a violência doméstica e de gênero, e na acolhida às vítimas, apresentou os diferentes crimes contra a dignidade sexual previstos no Código Penal, contextualizando o assédio sexual nesse âmbito. Ela destacou o papel dos órgãos envolvidos no processo de denúncia, a importância da escuta ativa do acolhimento qualificado às vítimas, assim como os desafios enfrentados no percurso jurídico e criminal. A delegada também ressaltou a importância da palavra da vítima e os instrumentos de apoio e proteção à vítima, como o depoimento especial e o acompanhamento psicológico solicitado por autoridade policial, reforçando que, mesmo diante das dificuldades, a prioridade deve ser sempre a proteção da vítima e a construção de políticas públicas eficazes.

Após as falas dos palestrantes, o evento foi aberto ao debate, proporcionando um espaço de perguntas e reflexões que contou com a participação ativa de estudantes e servidores, tornando o momento ainda mais enriquecedor.
A COAES do Campus Ceará-Mirim agradece a colaboração de todos(as) que contribuíram para a realização do debate e reforça que a participação coletiva foi essencial para o êxito do evento. Ressalta-se, ainda, que todos os palestrantes se colocaram à disposição da comunidade acadêmica para eventuais dúvidas, questionamentos, denúncias ou para oferecer apoio seguro em caso de qualquer desconforto posterior ao debate. Nesse mesmo sentido, os profissionais desta Coordenação também permanecem disponíveis para acolhimento e suporte, reafirmando a importância da continuidade dessas discussões, fundamentais para a construção de uma escola mais segura, acolhedora e comprometida com a proteção dos direitos de todos(as).
Canais de Denúncia:
Fala BR - http://falabr.cgu.gov.br
Disque 100
Ligue 180
Apoio emocional: ligue 188