EVENTO
Campus Ceará-Mirim promove ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental
Atividades de autocuidado, mesa-redonda, cine-debate e momentos de convivência marcaram a programação que reforçou a importância do bem-estar emocional na comunidade escolar.
Publicada por Bruno Arcanjo em 10/10/2025 ― Atualizada em 10 de Outubro de 2025 às 11:29

No dia 8 de outubro, o IFRN Campus Ceará-Mirim, por meio da Coordenação de Atividades Estudantis (COAES), promoveu uma ação em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro. Com o tema central voltado ao autocuidado como estratégia de prevenção ao adoecimento emocional, o evento reuniu estudantes, servidores e convidados em um dia de atividades diversas e reflexivas.
A programação contou com exposições de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes nas disciplinas de Língua Espanhola, Língua Inglesa, Matemática e Programação com Acesso a Banco de Dados, abordando diferentes perspectivas sobre a saúde mental. Houve também uma mesa-redonda com profissionais dos equipamentos municipais de saúde, um cine-debate sobre o uso abusivo de aparelhos eletrônicos, práticas de mindfulness e um curso de maquiagem, este último em parceria com a empresa O Boticário.
Entre os convidados, participaram da mesa-redonda as psicólogas Vanese Tavares de Souza (Secretaria Municipal de Assistência Social de Ceará-Mirim) e Cristiane Costa do Nascimento, além da assistente social Lígia Silva de Oliveira, ambas do CAPS II do município. O momento de mindfulness foi conduzido pelo odontólogo Lailson Silva de Lima, do Campus Canguaretama, instrutor pelo Centro Mente Aberta. O curso de maquiagem foi ministrado pelas consultoras Rute Helena, Isabel Gomes e Érika Cristina, também maquiadora da marca.
As exposições contaram com trabalhos orientados pelos professores Maraysa (Língua Espanhola), Sylvester Stallone (Matemática), Ana Clara (Língua Inglesa) e Gilbran (Programação com Acesso a Banco de Dados).
Além das atividades formativas, o evento promoveu um momento de confraternização e socialização durante o horário da merenda, incluindo a celebração do aniversário do campus. A iniciativa buscou fortalecer os laços da comunidade acadêmica e reafirmar a importância da valorização da saúde mental como parte da promoção contínua do bem-estar no ambiente escolar.
A servidora Érika Juliana Fernandes Farias destacou a relevância da ação para o público jovem:
“Os índices de adoecimento têm crescido entre adolescentes, e a escola, sendo seu segundo lar, tem papel fundamental como fator de proteção. É um espaço que precisa olhar para os afetos e emoções como parte do cuidado com a vida. Essa ação foi pensada para incentivar alunos e servidores a refletirem sobre como cuidar de si e encarar de forma mais leve os desafios do dia a dia”, afirmou.