CONQUISTA

Alunos e professoras do IFRN campus Ceará Mirim participam da 1a Olimpíada de Desenvolvimento Espacial e Aplicações realizada pela AEB e representarão o RN em premiação a acontecer em Brasília

Alunos disputaram contra equipes do RN, MA e SC.

Publicada em 20/02/2020 Atualizada há 1 ano

A 1a Olimpíada de Desenvolvimento Espacial e Aplicações (ODE) foi lançada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em agosto de 2019 no Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno (CLBI) localizado em Parnamirim-RN. Com a temática central voltada para o sensoriamento remoto, a ODE visou a divulgação de temas espaciais e capacitação por meio de experimentos simples. Nessa primeira edição, participaram quatro equipes dos estados do Rio Grande do Norte (RN), Maranhão (Ma) e Santa Catarina (SC). Dentre as diversas atividades desenvolvidas no âmbito da olimpíada, cada equipe deveria fazer uma investigação através do sensoriamento remoto envolvendo a sua região.

A equipe Buzz Lightyear representou o IFRN campus Ceará-Mirim desenvolvendo uma investigação sobre a vegetação saudável em torno do Rio Ceará-Mirim (importante afluente para a região) e foi a equipe vencedora do RN, sendo selecionada para receber em breve a premiação em Brasília (DF).

A equipe era formada pelos alunos do curso técnico em Equipamentos Biomédicos: Ana Carolina Santos Barboza, Ângelo Gabriel Santos Vieira, Francisco de Assis Souza da Silva Júnior e Polyanne Karenine Silva da Rocha, sendo coordenada pelas professoras Bruna Raíssa (Física) e Evaneide Melo (Geografia).

Desde 2018 o IFRN campus Ceará-Mirim tem desenvolvido aulas de campo junto ao Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E) promovido pela AEB e coordenado pelo Coronel Rezende no CLBI, o que vem despertando nos nossos alunos maior curiosidade e interesse pela pesquisa espacial, pela história da AEB, além de lhes incentivar no desenvolvimento de pesquisas científicas e até mesmo fazendo-lhes se identificar com profissões na área espacial.

Nesse âmbito, a realização da ODE é uma importante iniciativa da AEB tendo em vista a relevância do setor para a sociedade, mas que, infelizmente, parece algo distante para população em geral. Acreditamos que a continuidade da ODE, assim como as atividades desenvolvidas no CVT-E, possam desmistificar essa ideia, aproximando os jovens da área espacial, estimulando-lhes a desenvolverem ciência e fazendo-lhes propagarem os conhecimentos adquiridos para a sociedade em geral através dos resultados de suas pesquisas, assim como fez com os integrantes da equipe Buzz Lightyear.

servidores