FREBACE 2020

Alunos do Campus Ceará-Mirim se apresentam nesta quinta-feira na etapa final da FEBRACE

Equipe se apresentará via videoconferência devido a pandemia COVID-19

Publicada em 25/03/2020 Atualizada há 1 ano

Na próxima quinta-feira (26), um grupo de alunos do Campus Ceará-Mirim do IFRN, se apresentará, via videoconferência devido a pandemia COVID-19, na etapa final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a FEBRACE 2020.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. Esse ano a feira aconteceria de forma presencial, de 16 a 20 de março, mas, em virtude da pandemia do Covid-19, foi necessário cancelar as atividades presenciais e realizar as apresentações de forma virtual, de 23/03 a 04/04.

O Projeto:

Orientados pelo Professor Gilvan Borba, as alunas Amanda Vitória de Oliveira e Iara Kelly da Silva, com contribuições de seu colega Maciel de Lima criaram o projeto SIRF, Sistema Interativo para Reabilitação Fisioterapêutica, que consiste em um sistema de Gameterapia que utiliza jogos durante as sessões fisioterápicas de forma a estimular o paciente a executar os movimentos propostos.

Através de um equipamento de amplificação e aquisição de sinais biomédicos ligados ao paciente e de uma interface de controle e comunicação ligada a um computador o usuário controla com seus movimentos um personagem que tem por objetivo combater os inimigos que vem em sua direção.

O objetivo do sistema é combater o desinteresse dos pacientes em executar movimentos repetitivos ou mesmo a frustração destes por não conseguirem executar movimentos propostos nas sessões fisioterápicas por limitações motoras.

Você pode ajuda-los curtindo a página deles no site da FEBRACE e seu Instagram @projetosirf.

extensao
servidores