SADH

Aluno do Campus Ceará Mirim desenvolve melhorias para o SADHI

Ele foi desenvolvido inicialmente pelo Campus Ipanguaçu, mas foi rapidamente adotado por vários Campi do IFRN.

Publicada em 27/05/2021 Atualizada há 1 ano

O SADH (Sistema de Apoio à Decisão de Horários) é um sistema que permite desde o levantamento das turmas/disciplinas pelos coordenadores de curso, passando pela distribuição das disciplinas entre os docentes, a montagem dos horários propriamente ditos e a publicação para acompanhamento pelos alunos.

Ele foi desenvolvido inicialmente pelo Campus Ipanguaçu do IFRN, mais precisamente pelos alunos Ezequiel Apolonio Brito de Araújo e Marcelo Ezequiel Moura Aragão, sendo orientados pela Professora Fernanda Ligia Rodrigues Lopes, com participação dos também docentes Alexmay Soares e Camila Taumaturgo, mas foi rapidamente adotado por vários Campi do nosso Instituto.

Desde seu “nascimento”, ele vem sendo melhorado constantemente, com as contribuições principalmente dos Campi São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim e Zona Norte, entre alunos e servidores, e dentre eles um aluno nosso, sob orientação do Professor e Coordenador do Curso Técnico em Informática Adorilson Bezerra, Arthur Medeiros (hoje egresso), que concluiu o curso técnico em Informática em 2020 e será aluno do curso do TADS (Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas) do Campus Natal-Central. Dentre elas, destacam-se:

• Nova tela inicial, com mais destaques para os campi e com integração com o SUAP para autenticação de servidores;
  • Alguns novos cadastros, como de cursos, semestres e módulos Anteriormente, era necessário solicitar a inclusão diretamente no banco de dados;
  • Ajustes na tela de planejamento de carga horária de acordo com resolução 21/2021 CONSUP/IFRN;
  • Melhorias na usabilidade da criação dos horários. Agora os professores são identificados por cores e existe mais espaço para trabalho;
  • Correções gerais de responsividade e usabilidade;
  • Pequenas outras correções e melhorias para os usuários;
  • Melhorias relacionadas à qualidade de software.

Os principais aspectos positivos do SADH é que ele é um software web, portanto poderia ser utilizado a partir de qualquer computador, o que não acontecia com os softwares utilizados até então. Ele também é multiusuário e multiperfil, então várias pessoas podem utilizá-lo. Por tudo isso, o trabalho é mais bem distribuído e evita repetição.

Ele está sendo utilizado por 6 campi do IFRN: São Paulo do Potengi, Canguaretama, Zona Norte, Ceará-Mirim, Ipanguaçu e João Câmara.

pesquisa
servidores