Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

OLITEF 2024

Aluna do Campus Ceará-Mirim conquista medalha de prata na I OLITEF

Publicada por Bruno Arcanjo em 14/02/2025 Atualizada em 14 de Fevereiro de 2025 às 19:12

Olitef
Olitef

A aluna Débora Alice de Oliveira Santos, do 1º Ano do nosso Curso técnico em Informática, recebeu na manhã de ontem (12/02) a medalha de prata na primeira edição da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira, a OLITEF 2024.

Orientados pelo professor Sylvester Stallone Pereira de Azevedo, 4 alunos do Campus participaram da olimpíada, que contou com a participação de mais de 540 mil estudantes de todo o Brasil em sua primeira edição, realizada em fase única de provas com questões objetivas, distribuídas em três níveis de dificuldade em ordem crescente, fácil, médio e difícil, abrangendo os macrotemas: Educação Financeira básica, Renda Fixa e Renda Variável.

"Essa olimpíada foi uma oportunidade única para mim. Nunca havia participado de uma olimpíada de matemática financeira, mesmo tendo participado de muitas olimpíadas de conhecimento durante o meu Ensino Fundamental. Inscrevi-me na OLITEF faltando pouco tempo para a prova e tive apenas uma semana para estudar, mas, graças ao meu empenho, consegui um resultado significativo. Sou grata ao professor Sylvester Stallone e ao IFRN por terem proposto essa olimpíada para as turmas do 1° ano, e tenho orgulho de mim mesma por ter aceitado o desafio e obtido uma pontuação excelente. Essa foi a primeira de muitas medalhas dentro da instituição, se Deus quiser."

Débora Alice

OLITEF 2024 c
OLITEF 2024 c

A medalha que Débora meritoriamente recebeu nos incentiva a continuar trabalhando para a promoção da Educação Financeira em nossa comunidade acadêmica e população que é alcançada pelas ações desenvolvidas pelo IFRN. Há cerca de 3 anos vimos desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados a pesquisa e formação em Educação Financeira além da orientação de monografias sobre o tema. Por termos uma licenciatura em matemática em nosso campus e cientes de que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) atribui ao professor de matemática trabalhar a Educação Financeira na Educação Básica, temos nos organizado enquanto coletivo para a criação de um Núcleo de Estudos em Educação Financeira (NEEFI) que reúna os licenciandos, professores da licenciatura, servidores da instituição e profissionais externos à instituição, que estejam engajados na produção de pesquisa, ensino e extensão voltados para a área.

Sylvester Stallone, professor de matemática do Campus e Orientador de Débora

Parabenizamos todos os participantes, em especial a nossa medalhista e seu orientador pela conquista e desejamos êxito nos desafios que estão por vir.

OLITEF 2024 b.
OLITEF 2024 b.

Sobre a OLITEF

A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF) é uma iniciativa nacional que busca disseminar conhecimentos sobre economia, investimentos e planejamento financeiro entre estudantes de todo o Brasil. É uma parceria entre o Tesouro Nacional e a B3, a bolsa do Brasil, com apoio do Ministério da Educação (MEC) de uma Olimpíada com inscrições gratuitas, em que alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio podem aprender mais sobre educação financeira e se prepararem para o futuro. Dividida em etapas que combinam atividades teóricas e práticas, a competição avalia habilidades como raciocínio lógico, interpretação de textos e aplicação de conceitos financeiros em situações do dia a dia. A Este ano, milhares de jovens participaram, promovendo um importante debate sobre a importância da educação financeira na formação dos cidadãos do futuro. A próxima edição da OLITEF está prevista para setembro de 2025.