ENSINO SUPERIOR

Abertas inscrições para o Prêmio Capes Talento Universitário 2022

Mil estudantes com as maiores pontuações receberão R$ 5 mil; inscrições vão até 13 de fevereiro

Publicada em 10/02/2022 Atualizada há 1 ano

Prova será realizada no dia 20 de março.

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Capes Talento Universitário. A premiação reconhece o desempenho de estudantes universitários com alto grau de desenvolvimento de competências cognitivas.

A prova, contendo 80 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, será realizada no dia 20 de março deste ano. Os mil participantes com as maiores notas receberão prêmios individuais de R$ 5 mil. Segundo o Edital nº 4/2022 e sua Retificação, os locais de aplicação da prova serão divulgados a partir do dia 3 de março.

Inscrições

Ao todo, são 44 mil vagas, destinados a quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 ou 2020 e ingressou no Ensino Superior em 2021. As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de fevereiro. No ato da inscrição, o candidato deve realizar as seguintes operações:

• Informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento e e-mail único e válido;
  • Informar dados pessoas, acadêmicos, endereço e contato de telefone;
  • Informar dados socioeconômicos do contexto familiar;
  • Solicitar, se necessário, o recurso de acessibilidade;
  • Solicitar, se necessário, atendimento pelo nome social; e
  • Selecionar a cidade onde deseja realizar a prova

Demais requisitos

Os interessados a prestar o Prêmio Capes Talento Universitário 2022 devem estar regularmente matriculados em curso de Graduação, presencial ou a distância, em instituição de educação superior pública, privada ou militar. É necessário, ainda, não estar em débito com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou outra agência de apoio à pesquisa.

Prêmio Capes Talento Universitário

A segunda edição da premiação subsidiará estudos e pesquisas da Capes para a formulação de políticas públicas para o Ensino Superior. O resultado será divulgado a partir de abril deste ano.

Com informações do Ministério da Educação (MEC)

Acesse:

Inscrições