Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

extensão

Servidores do Campus Ceará-Mirim participam de visita técnica ao município de São Miguel do Gostoso

Fórum contribui para a elaboração de estratégias para o desenvolvimento local

Publicada em 24/02/2014 Atualizada há 1 ano

Equipe de servidores do IFRN, Campus Ceará-Mirim, participou no dia 24de janeiro de 2014 de ação promovida pelo Fórum de Desenvolvimento Territorial do Mato Grande (FOMAG), em comunidades do município de São Miguel do Gostoso, localizado a 74Km de Ceará-Mirim.

O objetivo da visita foi realizar um diagnóstico das potencialidades existentes nas comunidades visitadas, visando à elaboração de uma proposta educacional voltada para as necessidades locais. Também estiveram presentes representantes das associações de produtores locais, o Secretário de Agricultura do município e também representantes da UFRN e do IFRN-Campus João Câmara.

Na ocasião foram visitadas as comunidades de Tabua e Recanto, que tem suas atividades econômicas baseadas na agricultura, pesca e bordados (Labirinto), todas com caráter artesanal, e no turismo hoteleiro.

Para Larisse Oliveira, Coordenadora de Extensão do IFRN – Ceará-Mirim, o momento é muito importante para apresentar a Instituição à comunidade: “É a partir de visitas como essa que podemos mostrar que a atuação do IFRN não se limita à formação técnica e profissional dos alunos dentro da escola. Ela vai além, podendo atingir a população, com a realização de eventos e cursos de curta duração com enfoque nas demandas locais”, frisa a Coordenadora.

O diagnóstico irá sugerir o foco de atuação do IFRN nas comunidades visitadas. Os objetivos dessa ação serão veementemente perseguidos pelos campi Ceará-Mirim e João Câmara, que, juntamente com o FOMAG, estão envolvidos na busca de soluções dentro de seus campos de atuação que venham a contribuir com o desenvolvimento da região.