Pesquisa e Inovação

Turismo Criativo e Inovação é Tema de Palestra Proferida por Coordenador de Pesquisa do Campus Canguaretama

O professor Márcio Marreiro falou no 2º Ciclo de Debates sobre Desenvolvimento Regional

Publicada em 15/06/2018 Atualizada há 1 ano

Palestra do Prof. Márcio Marreiro

Turismo Criativo e outros segmentos que inovam a experiência turística foram temas de palestra proferida pelo Professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação do IFRN - Campus Canguaretama, Dr. Márcio Marreiro das Chagas, no 2º Ciclo de Debates sobre Desenvolvimento Regional. Além da palestra, o professor Márcio Marreiro também representou a Direção Geral e Acadêmica na abertura do Ciclo, que contou com a prefeita de Canguaretama, Sra. Fátima Marinho, e do prof. Dr. Antônio-Alberto Cortez (UFRN/DEPEC), entre outras autoridades. O evento foi promovido pela Prefeitura de Canguaretama, por meio da Secretaria da Pesca e Aquicultura, em parceria com o Departamento de Economia/DEPEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além da UFRN e do próprio IFRN, outras instituições participaram do evento com vistas a contribuir para a discussão sobre o desenvolvimento da região do Litoral Sul, dentre elas é possível citar o Conselho Regional de Economia, CAMANOR, IDEMA, SEBRAE, IGARN, AOCA entre outras.

Durante a palestra intitulada “Turismo Criativo e Outros Segmentos Inovadores na Experiência Turística como alternativa para o Desenvolvimento Regional”, o professor Márcio Marreiro apresentou, entre outras propostas, o “Projeto Catú Criativo: Inovação na Experiência Turística”, que é originado no projeto de pesquisa intitulado “TURISMO CRIATIVO E INOVAÇÃO NA EXPERIÊNCIA TURÍSTICA COM BASE ÉTNICA: Uma estratégia para o desenvolvimento local da comunidade indígena do Catú”, financiado pelo Edital nº 01/2018 (1º Chamada) - Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Inovação, sob sua coordenação, e que conta com a colaboração do professor Nilton Xavier Bezerra (IFRN – Campus Canguaretama), da bolsista Luana Priscila Silva Rocha (Discente do curso de Gestão de Turismo) e do voluntário Vandregefson da Costa Arcanjo (uma das lideranças jovem da própria comunidade e aluno do curso de Gestão de Turismo). Outros projetos discutidos estão relacionados a propostas de eventos criativos nas comunidades indígenas e quilombolas da região, como também o “Vila, Flor e Cultura” e o turismo religioso na Terra do Mártires e Cunhaú.

Para o professor, é importante discutir essas propostas como meio alternativo de contribuir para o desenvolvimento da região e vislumbrar novos horizontes para as pessoas e comunidades locais. Afinal, “além de espaço, existe significativa necessidade de diversificação da oferta turística da região, como de todo o RN, e isto tem sido trabalhado a partir dos diversos projetos desenvolvidos”, sob sua coordenação. Já para a organização, “o evento apresenta caráter muito importante, já que tanto o município de Canguaretama, como os outros da região do Litoral Sul, apresentam grandes potenciais que poderão impulsionar a economia regional”.

pesquisa