Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Projeto Ampliando Horizontes Digitais enaltece o protagonismo estudantil feminino em eventos nacionais e internacionais

Publicada por Karen Santos em 21/11/2025 Atualizada em 21 de Novembro de 2025 às 10:06

O Projeto Ampliando Horizontes Digitais, desenvolvido no IFRN – Campus Canguaretama, vem sendo um ambiente propício ao protagonismo estudantil feminino na área de Ciências Exatas. Em setembro de 2025, o Projeto marcou presença em um evento nacional e outro internacional: o CTRL + E 2025 e o Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR) 2025, realizados respectivamente em Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Já em outubro de 2025, o Projeto levou trabalhos acadêmicos ao XII Encontro Nacional de Estudos do Consumo (ENEC) e ao VIII Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo, realizados simultaneamente entre os dias 6 e 8 de outubro, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife (PE), bem como à Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (SECITEX), sediada no IFRN – Campus Natal Zona Norte.

Essas participações reafirmam o compromisso do Projeto com a presença feminina no ensino de letramento digital e de robótica educacional, mas também na produção científica.

Artigo no CTRL + E 2025 aborda o impacto social do letramento digital

O Projeto levou o artigo intitulado “Queremos inclusão digital, mas avaliamos o impacto social?”, de autoria de Deborah Dantas e orientação do professor Helber Silva, ao evento nacional CTRL + E 2025, em Fortaleza (CE). A aluna Deborah é mestranda do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que é parceira do Projeto. Os resultados do artigo revelam que a maior parte das iniciativas de instituições de ensino superior brasileiras detalham a oferta de formação inicial de inclusão digital, mas sem apresentar uma avaliação do impacto social na percepção dos beneficiários, assim abrindo espaço para mais investigações sobre o tema. O artigo recebeu o prêmio de Menção Honrosa.

Artigo no SVR 2025 propõe um jogo baseado em realidade virtual para suporte ao ensino de Astronomia no ensino fundamental

O artigo intitulado “Development of a VR-enabled Serious Game to Teach Astronomy and Computational Thinking to Middle School Students”, de autoria de Deborah Dantas e orientação do professor Helber Silva, foi concebido no âmbito do Projeto e apresentado no evento internacional SVR 2025, em Salvador (BA). O trabalho apresenta um detalhamento do jogo sério em realidade virtual a ser desenvolvido para educar alunos do Fundamental 2 sobre astronomia e pensamento computacional. Os próximos passos da pesquisa incluem o desenvolvimento do jogo e de uma ferramenta de avaliação do impacto social da iniciativa de educação computacional.

Destaques do Projeto no ENEC: Encontro Nacional de Estudos do Consumo.

Com o tema central “Consumo e Inovação”, o XII ENEC reuniu pesquisadores de todo o Brasil e contou com a participação de docentes da Argentina e de Portugal. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestras de especialistas em consumo, inovação e tecnologia, mas também compartilharam experiências e resultados de pesquisas voltadas às novas dinâmicas do consumo contemporâneo em nove diferentes grupos de trabalho.

Os trabalhos apresentados pela equipe do IFRN - Campus Canguaretama foram:

“E no dia a dia ela brilha ainda mais: circulação, acesso e consumo de produtos para beleza entre meninas de escolas públicas”, dos professores Creusa Ribeiro da Silva Lelis, Eberton da Silva Marinho e da tutora Laila Melo Ribeiro.

“Meu crespo é de rainha: afirmação da beleza negra e consumo de produtos black entre meninas em vulnerabilidade social”, também da professora de Creusa Ribeiro da Silva Lelis, em co-autoria com as estudantes Laila Melo Ribeiro, Priscila Bianca Soares do Nascimento, Maria Eloiza de Lima Nascimento, Samira Oliveira da Cruz e Júlia Ursulino Galvão.

As pesquisas discutem temas como consumo, representatividade e autoestima entre meninas em contextos escolares e sociais, e destacam o papel da escola e da extensão na construção de espaços de valorização da diversidade e identidade.

Trabalhos aprovados e presença marcante do Projeto na Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (SECITEX): o principal evento acadêmico do IFRN.

Entre os dias 14 e 16 de outubro de 2025, o Projeto Ampliando Horizontes Digitais também marcou presença na VII Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (SECITEX), evento que reúne iniciativas de ensino, pesquisa, extensão e inovação de todos os campi do Instituto.

Durante o evento, o projeto apresentou os seguintes trabalhos:

● Agrotec IV: O campo ainda mais conectado

● Laboratório multiusuário POTIMAKER

● Apresentação do projeto Ampliando Horizontes Digitais: Mentoria no Litoral Sul Potiguar

As apresentações foram realizadas pelas tutoras, em parceria com professores do IFRN – Campus Canguaretama que atuam no Projeto. A participação na SECITEX reforça o compromisso do projeto com a divulgação científica, a troca de experiências e a valorização da ciência feita por meninas e mulheres do litoral sul potiguar.

A tutora Iasmim Dias, uma das representantes do Projeto na SECITEX, ressaltou a importância da troca de experiências.

“Este é o segundo ano em que participo da SECITEX e, para mim, estar neste evento é sempre uma experiência única e transformadora. É, sem dúvidas, uma das melhores experiências acadêmicas que um estudante do IFRN pode ter.

Estar novamente no maior evento acadêmico-científico do Instituto Federal, ver todos os trabalhos e projetos desenvolvidos em outros campi, e ter a oportunidade de apresentar os resultados obtidos e todas as turmas concluídas do projeto Ampliando Horizontes Digitais é muito gratificante e motivo de muito orgulho.”

Já a tutora Laila Melo, uma das representantes do Projeto no ENEC, falou como é importante a inclusão de meninas na ciência.

“Foi uma experiência extraordinária para as meninas do Projeto que foram ao evento. Elas apresentaram um artigo sobre cabelo crespo e outro sobre beleza feminina, mais especificamente sobre beleza negra. Foi uma experiência especial que certamente ficará guardada no coração das meninas.”

A pesquisa no Projeto Ampliando Horizontes Digitais

A participação dos docentes e tutoras do IFRN - Campus Canguaretama nos eventos representa um marco para o projeto Ampliando Horizontes Digitais. Tais iniciativas reforçam o compromisso do Projeto com o protagonismo estudantil também na pesquisa científica.

O professor Eberton Marinho, que é um dos coordenadores do Projeto no Campus Canguaretama, destacou a importância da iniciativa:

“Para mim, é muito gratificante colaborar com um projeto que vem transformando a vida de várias jovens em diversos aspectos como a formação pessoal, profissional e acadêmica. A participação de tutoras na escrita e apresentação de trabalhos científicos em eventos de porte nacional e internacional nos temas focais do projeto é mais uma das ações que me deixam orgulhoso e empolgado em colaborar cada dia mais com o Ampliando Horizontes Digitais.”

O Projeto Ampliando Horizontes Digitais segue consolidando sua trajetória de inovação, protagonismo e compromisso com a transformação social por meio da educação. Essas participações proporcionam autonomia e confiança às tutoras, além de possibilitarem a troca de saberes, o compartilhamento de experiências e o contato com outros projetos e pessoas, o que fortalece ainda mais as iniciativas do Projeto.

Palavras-chave:
Evento Conhecimento Científico Extensão