Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ARTIGO CIENTÍFICO

Servidora do IFRN tem artigo publicado em periódico internacional

O trabalho da servidora é parte de um grupo de pesquisa do IFRN, liderado pela Professora Evilane Farias (IFRN/CNAT), em conjunto com grupos de pesquisa da UFRN e IFPB, liderados pelo Professor Marcos Alyssandro (PEC-UFRN e IFPB).

Publicada em 17/02/2022 Atualizada há 1 ano

A servidora técnica administrativa do Campus Canguaretama Nathaly Souza esteve desenvolvendo sua dissertação de Mestrado, na área de Materiais de Construção Civil no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFRN (PEC-UFRN). Sua pesquisa, acerca do desenvolvimento de agregados leves a partir de argilas e resíduos industriais e agroindustriais locais, teve como base principal de realização o Laboratório de Durabilidade do IFRN/Campus Natal-Central/DIACON, contou também com outros laboratórios do IFRN, como o de Materiais de Construção Civil do IFRN/Campus São Paulo do Potengi e o Laboratório de Caracterização de Minerais/Materiais-LACAMM/IFRN-Campus Natal-Central.

A dissertação da servidora, gerou duas publicações diretas sobre o assunto: um artigo nacional, na Revista Matéria (COPPE/UFRJ) , e, um artigo internacional, na revista Construction and Building Materials, de alta relevância internacional na área e Fator de Impacto 6,141 - 

Ainda nesse período e contexto, a servidora Nathaly Souza foi coautora em outros dois artigos internacionais, nas revistas Case Studies in Construction Materials e Construction and Building Materials, que podem ser acessados, clicando em seus respectivos nomes. 

O trabalho da servidora é parte de um grupo de pesquisa do IFRN, liderado pela Professora Evilane Farias (IFRN/CNAT), em conjunto com grupos de pesquisa da UFRN e IFPB, liderados pelo Professor Marcos Alyssandro (PEC-UFRN e IFPB). O grupo de pesquisa tem foco no desenvolvimento de materiais de construção civil, de desempenho igual ou superior aos tradicionalmente utilizados, porém com incorporação de matérias primas mais sustentáveis, como por exemplo o uso de resíduos industriais. O grupo publicou diversos outros trabalhos em periódicos internacionais nos últimos anos. Você pode ficar por dentro de tudo seguindo a página deles no Instagram: https://www.instagram.com/3dcp_ifpb/ .

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
servidores

Notícias relacionadas