Educação
Saberes Indígenas na Escola inicia nova etapa com fortalecimento da formação docente
Programa do IFRN em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC) promove entrega de materiais e cria novo núcleo em Ceará-Mirim/RN, reforçando a valorização da cultura e da educação indígena
Publicada por Karen Santos em 15/08/2025 ― Atualizada em 15 de Agosto de 2025 às 13:31

O programa Saberes Indígenas na Escola, do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em parceria com a SECADI/MEC tem como objetivo formar professores indígenas. Coordenado pelo professor Márcio Monteiro Maia, a iniciativa busca fortalecer a atuação docente nas comunidades, promovendo uma educação de qualidade alinhada às suas realidades culturais.
Os cursistas elaboram materiais pedagógicos, como livros didáticos. Nesta nova etapa do curso, iniciada em 5 de julho de 2025, os participantes foram divididos em núcleos, organizados de acordo com seus territórios indígenas. A divisão ficou da seguinte forma:
- Núcleo Tapará – povo Tapuia, nos municípios de Macaíba e São Gonçalo do Amarante;
- Núcleo Ibirapi – povo Potiguara, no município de Ceará-Mirim;
- Núcleo Amarelão – povo Potiguara, em João Câmara;
- Núcleo Mendonça – povo Potiguara, também em João Câmara;
- Núcleo Katu/Sagi – povo Potiguara, nos municípios de Canguaretama e Goianinha.

No último encontro, dia 5 de julho, como marco da sexta etapa do Saberes Indígenas na Escola, houve a entrega de materiais aos professores indígenas, cursistas do projeto. A entrega ocorreu nos núcleos de formação: Mendonça, Amarelão, Tapará, Katu/Sagi e Ibirapi.
Com a iniciativa, o Programa visa reconhecer, atender e valorizar as necessidades educacionais indígenas.
- Palavras-chave:
- IFRN Saberes Indígenas Programa educacional