Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Diálogo

Reunião on-line promove diálogo entre gestores e responsáveis por estudantes

Encontro teve como tema principal o retorno às aulas

Publicada em 25/08/2020 Atualizada há 12 meses

Aconteceu na noite desta segunda-feira (24), através do canal IFRN Canguaretama, a reunião Família-Escola. Com a condução do diretor geral do Campus, Flávio Ferreira, e do diretor acadêmico, Márcio Marreiro, o encontro contou com a participação de pais, mães, outros responsáveis e estudantes, além de servidores e servidoras.

Com a organização da Equipe Técnico-Pedagógica (Etep), a reunião apresentou as informações sobre o retorno às aulas e contou com a presença simultânea on-line de mais de 150 pessoas. O diretor geral do Campus registrou a alegria pelo momento de aproximação entre a comunidade. O diretor acadêmico iniciou a reunião explicando sobre a necessidade de afastamento, em 17 de março deste ano, em razão da pandemia de coronavírus.

A principal dúvida foi sobre a data de retorno às aulas. Os diretores explicaram que o Campus vem trabalhando nas diretrizes para o retorno, que deve acontecer em setembro, ainda sem data definida. Além da readequação do calendário acadêmico, está sendo planejado um novo formato de organização das disciplinas para este momento, em módulo (ao invés de semestre letivo). O retorno deve acontecer de forma remota, com momentos síncronos (interação ao vivo entre professores e professoras e estudantes) e assíncronos (material didático disponibilizado em plataformas digitais). As equipes do Campus também concluem uma proposta de auxílio inclusão digital, após finalizar a pesquisa sobre estudantes que não têm acesso a equipamentos de Tecnologia da Informação e internet. 

Márcio Marreiro lembrou que todas essas informações e documentos precisam ser avaliadas e aprovadas pelo Conselho Superior (Consup), inclusive a data efetiva do retorno. "Tratando-se de uma situação completamente nova, os esforços para o replanejamento precisaram ser maiores", acrescentou. Flávio Ferreira destacou que todas as atividades dos servidores e das servidoras do Campus continuaram sendo realizadas de forma remota. No entanto, a instabilidade política institucional, com a nomeação de uma gestão pro tempore para a Reitoria, dificultou os processos de encaminhamentos das ações. "Somos parte de uma Instituição que possui 22 campi, com um Projeto Político Pedagógico (PPP) unificado. Prezamos por esta unidade acadêmica e trabalhamos para desempenhar a função social dos Institutos Federais, que atuam para a transformação social com base na democratização da educação pública de qualidade", explicou o diretor geral. 

Os professores responderam as perguntas dos participantes, que contaram também com a interação, no chat do vídeo, das servidoras que compõem a Equipe Técnico-Pedagógica: Pollyanna Brandão (pedagoga), Nívia Lopes (psicóloga) e Gracielle Farias (técnica em assuntos educacionais). 

Confira a reunião na íntegra