Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

Primeira reunião do Campus Canguaretama com o Instituto Politécnico de Beja, Portugal

Pauta incluiu mobilidade internacional e projetos conjuntos

Publicada por Sara Gomes em 24/11/2023 Atualizada há 1 ano

Em 23 de novembro, a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia de Sistemas para Internet e a Assessoria de Relações Internacionais do Campus Canguaretama do IFRN se reuniram com a Coordenação da Licenciatura em Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), localizado na região do Baixo Alentejo, em Portugal.

A reunião tratou da mobilidade internacional do estudante David Carvalho, que cursará um semestre letivo no IPBeja, de fevereiro a junho de 2024, apoiado com recursos financeiros do IFRN, bem como possibilidades de projetos conjuntos.

WhatsApp_Image_2023-11-23_at_14.22.42-18930b56c12f41f88d306f4ee052e841

Do lado do campus, o Professor Doutor Helber Silva, Assessor de Relações Internacionais, expôs uma breve caracterização do campus e seus potenciais em ações de internacionalização. Já o Professor Doutor Éberton Marinho, Coordenador do Curso, que será tutor do intercâmbio, apresentou seus interesses de pesquisa e o plano de estudos de David. Do lado do IPBeja, o Professor Doutor Luis Bruno apresentou informações sobre o perfil do curso, destacando ainda os laboratórios de investigação relacionados aos temas de cibersegurança, Internet das Coisas e Sistema de Interação, Interatividade e Ciências de Dados. Segundo Luis Bruno, “foi importante conhecer o potencial de parcerias com o IFRN e esperamos que a mobilidade de David seja um passo nesse sentido”. Já Éberton Marinho destacou que “esse diálogo pré-mobilidade ajudou a identificar sinergias na área de Informática entre as duas instituições”.

Encaminhamentos

As duas coordenações de curso encaminharão seus portfólios de projetos de pesquisa concluídos e em andamento, além das estruturas e espaços de investigação existentes, a fim de favorecer reconhecimento mútuo e posterior tratativas de projetos conjuntos entre professores e estudantes.