Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa e Inovação

Resultado parcial de projeto de pesquisa em aldeia indígena é publicado em revista internacional

Fruto da parceria entre IFRN e UFRN, o projeto é coordenado pelos professores Márcio Marreiro (IFRN – Campus Canguaretama) e Sérgio Marques Júnior (UFRN).

Publicada em 14/01/2019 Atualizada há 1 ano

Sérgio Marques Júnior, Victor Hugo e Márcio Marreiro das Chagas

A primeira edição do periódico especializado em turismo “Estudios y Perspectivas en Turismo” traz o artigo intitulado CLASIFICACIÓN DE LOS RESIDENTES SEGÚN EL APOYO AL DESARROLLO TURÍSTICO EN COMUNIDADES INDÍGENAS: Una tipología empírica basada en el Cluster Analysis, de autoria do Professor e Diretor Acadêmico em Exercício, Dr. Márcio Marreiro das Chagas, em parceria com o Professor Titular da UFRN, Dr. Sérgio Marques Júnior, e o Professor Victor Hugo da Silva. O artigo busca agrupar os membros da comunidade local de acordo com seu apoio e percepções sobre o turismo de modo a subsidiar o desenvolvimento de estratégias eficientes para a sensibilização e estímulo ao engajamento de cada grupo de residentes no processo de desenvolvimento turístico local.

 

O artigo é oriundo de parte do banco de dados do projeto “FATORES QUE AFETAM O APOIO DOS RESIDENTES AO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO LOCAL EM COMUNIDADES INDÍGENAS: Um estudo no Catú dos Eleotérios” coordenado pelos professores Márcio Marreiro das Chagas e Sérgio Marques Júnior, com a colaboração das alunas Maria Analice Antonio da Silva (IFRN – Campus Canguaretama) e Micarla Naldilene da Silva (IFRN – Campus Canguaretama).

 

Além desta publicação, outros trabalhos decorrentes do projeto já receberam vários prêmios, publicações associadas e participação em eventos. Dentre os principais, é possível destacar que ele foi reconhecido enquanto Experiência Exitosa em Pesquisa da Rede Federal de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica em encontro promovido pelo World Federation of Colleges and Polytechnics (World Congress - WFCP) e 40ª Reunião Anual de Dirigentes da Rede Federal (REDITEC), como também premiado como melhor trabalho da área de Ciências Sociais Aplicadas da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (SECITEX), apresentado no Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) e no Fórum Internacional de Turismo.

 

O projeto que originou esta publicação constitui a primeira etapa de três, cujo objetivo final é implementar a proposta de turismo criativo na aldeia indígena do Catú, concebida, planejada e gerenciada pelos membros da própria comunidade, com o apoio do IFRN – Campus Canguaretama, através de sua Coordenação de Pesquisa e Inovação (COPEIN/CANG).

 

A segunda etapa foi o levantamento dos atrativos com potencial para o desenvolvimento do turismo criativo e a roteirização das experiências com o projeto “TURISMO CRIATIVO E INOVAÇÃO NA EXPERIÊNCIA TURÍSTICA COM BASE ÉTNICA: UMA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL DA COMUNIDADE INDÍGENA DO CATÚ” financiado por edital da Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN, com a coordenação do professor Márcio Marreiro, e com as bolsistas Luana Priscila Silva Rocha e Maria José dos Santos Pimentel (moradora do Catú), o discente colaborador voluntário Vandregefson da Costa Arcanjo (morador do Catú) e o professor Nilton Xavier Bezerra. A terceira etapa do projeto será a preparação dos produtos criativos da comunidade para comercialização turística, por parte da própria comunidade local, que está na fase de planejamento com a equipe, baseada na proposta "Catú Criativo".

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas