Representação do Campus participa do Encontro Nacional de Educação Escolar Indígena
Evento reuniu especialista para debater a importância da inclusão e da valorização cultural dos povos transacionais, em ambiente escolar
Publicada por Sara Gomes em 17/01/2025 ― Atualizada em 24 de Janeiro de 2025 às 08:15
O Campus Canguaretama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) marcou presença no Encontro Nacional de Educação Escolar Indígena, realizado de 16 a 18 de dezembro de 2024, no Centro Franciscano de Educação e Cultura, em Brasília, com o tema “Retomando as lutas para avançar nas conquistas”.
O evento, promovido pelo Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI), reúne lideranças, educadores e representantes de diversas etnias indígenas com o objetivo de fortalecer as políticas educacionais voltadas para as comunidades indígenas no Brasil.

A programação contou com apresentações culturais, espaços de diálogos, discussão de políticas públicas voltadas ao tema e a criação da Associação Nacional de Pesquisadores Indígenas (ANPI) para fomentar e divulgar os resultados das pesquisas realizadas por pesquisadores indígenas. Além disso, o encontro foi palco do lançamento do Fórum de Promoção e Defesa dos Direitos da Natureza.
O IFRN, através do Campus Canguaretama, coordena um Núcleo de Formação Continuada para professores indígenas do Rio Grande do Norte. Esta formação é ofertada por meio do programa Saberes Indígenas na Escola, uma parceria estabelecida entre o IFRN e o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).
Representando o IFRN estiveram presentes o professor Alysson Espedito de Melo, supervisor do Saberes Indígenas da Escola, e a egressa do curso de Licenciatura em Educação do Campo, indígena Potiguara, e Coordenadora Indígena do Saberes Indígenas na Escola, Meyriane Costa de Oliveira, com o intuito de alinhar a formação com com o que é demandado e deliberado junto a Política Nacional de Educação Escolar Indígena.
Saberes Indígenas na Escola
No Rio Grande do Norte, Campus Canguaretama do IFRN é responsável pelo desenvolvimento desse projeto. O projeto Saberes Indígenas na Escola é um programa que visa realizar a formação continuada de professores nas comunidades indígenas. Administrada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), essa ação conta com a parceria de universidades e institutos para que possa contribuir com a construção e fornecimento de recursos didáticos e pedagógicos que atendam às necessidades de cada localidade.
São atendidos 80 professores indígenas, das etnias Potiguara e Tapuia, abrangendo aldeias como os Mendonça do amarelão; Tapuia, do Tapará; e Potiguara, do Catu e Sagi-trabanda.