Representação do Campus Canguaretama participa da Reunião de apresentação e discussão da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola

O evento aconteceu no dia 25 de julho de 2024 em Garanhuns/PE.

Publicada por Sara Gomes em 02/08/2024 Atualizada há 1 mês, 3 semanas

No último dia 25 de julho, no Quilombo Castainho, em Garanhuns- PE, o Ministério da Educação (MEC) reuniu lideranças quilombolas e redes federal, estadual e municipais de educação para discutir a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola – PNEERQ. Nessa reunião, foi apresentado o objetivo dessa política que visa a implementação de ações e programas voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo na educação brasileira, assim como à promoção da política educacional para a população quilombola. Foram apresentados ainda os desafios, o compromisso da PNEERQ e as ações e metas a serem desenvolvidas e alcançadas.

Na ocasião, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI do Campus Canguaretama se fez presente e foi representado por Aurélia Bento Alexandre, Coordenadora do NEABI local; Daniela Karina Cândido, membro do NEABI local; Maria A. Vito, Chefe de Gabinete; Jacione Borges, Coordenadora de Extensão; e Viviane Costa Medeiros, Coordenadora do Núcleo da Incubadora de Economia Solidária do IFRN.

Essa representação tem relevância na medida que coloca o NEABI e o IFRN a par do que se discute no país sobre equidade e educação étnico-raciais, temas caros ao NEABI, além de possibilitar que nos apropriemos dos muitos eixos de implementação da política, bem como das ações da PNEERQ. A participação do NEABI/IFRN é importante ainda por a referida reunião oportunizar o encontro com várias lideranças quilombolas e negras, bem como a apreciação de experiências exitosas de projetos étnico-raciais, o que fortalece o trabalho do NEABI, por se ver parte de uma corrente de ações com o mesmo fim.

Aurélia Bento Alexandre, atual coordenadora do Neabi.