FÍSICA

Projeto de Extensão alia teoria com a prática na disciplina de Física

Proposta é produzir alternativas de aprendizagem por meio de experimentos.

Publicada em 02/09/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O projeto ESTIMULANDO A FÍSICA COM FOGUETES DE AR COMPRIMIDO, sob a orientação do Professor Alexandre Barros, tem finalidade de abordar alguns assuntos corriqueiros da Física através da realização de atividades experimentais e fora do espaço de laboratório. Alguns experimentos podem ser perfeitamente realizados com materiais e espaços alternativos; tal procedimento pode, inclusive, contribuir para desenvolver outras habilidades, como a de selecionar a aproveitar materiais não consagrados (GIOPPO; SCHEFFER; NEVES, 1998). Com essa perspectiva e com base nos relatos dos professores acerca das dificuldades encontradas em sala de aula, resolveu-se realizar um projeto de extensão para que tanto os discentes do IFRN – Canguaretama, como os das escolas públicas da região possam ter uma nova perspectiva de aprendizagem. Assim, acredita-se que o projeto proporcionará inúmeras vantagens, pois irá tratar de algumas deficiências na formação básica científica que cidadão deva possuir e, desta forma, viabilize a formação de algumas competências necessárias para a inserção no mundo do trabalho, nas relações sociais e culturais dos indivíduos.

Inicialmente o professor orientador de cada turma propõe uma divisão de grupos nas turmas que leciona para que os envolvidos possam produzir os lançadores de foguetes e desenvolver um relatório discriminando seu funcionamento, leis da física envolvidas e aplicações. Após a construção dos lançadores de foguetes e seus respectivos foguetes haverá uma competição interna em três modalidades distintas: maior alcance, melhor precisão e melhor projeto. Cada equipe estará responsável por entregar seu respectivo relatório do projeto que serão avaliados por uma banca. Ao final da avaliação as notas serão somadas e feita uma média aritmética para determinar os vencedores. Após a competição, será feita uma seleção por aptidão e interesse para definir quais dos alunos envolvidos nos projetos participarão e executarão os mesmos procedimentos e metodologias em turmas das escolas públicas da região. Assim, pode-se promover uma extensão do conhecimento produzido e aplicado na disciplina de Física para a comunidade que não tem acesso a este tipo de alternativa pedagógica.

Além de promover um resgate dos conteúdos envolvidos, o presente projeto tem a proposta de produzir alternativas de aprendizagem por meio das produções experimentais que possam facilitar e estimular o conhecimento dos participantes ativos e passivos. Também é esperado que o envolvimento dos participantes seja exemplo para os não envolvidos no projeto e assim, possamos estimulá-los a novos projetos educacionais promovendo mais divulgação científica na região. Através do projeto pretende-se produzir uma competição e uma mostra científica nas escolas municipais envolvidas.

extensao
pesquisa