Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Projeto CineMar exibiu o longa-metragem ‘’Filhos do Mangue’’ no Campus Canguaretama.

A exibição ocorreu nesta segunda-feira 14/07, no auditório principal

Publicada por Karen Santos em 21/07/2025 Atualizada em 21 de Julho de 2025 às 13:33

Foi com grande satisfação que o Campus Canguaretama recebeu a exibição do longa-metragem ‘’Filhos do mangue’’, gravado em nosso cartão postal Barra do Cunhaú.

A exibição contou com mais de 200 pessoas, incluindo estudantes do IFRN Campus Canguaretama, autoridades locais, moradores da região, parte do elenco e a equipe de produção da obra.

Houve uma roda de conversa com os produtores Beto Rodrigues e Paola Mallmann de Porto Alegre (RS) e Fernando Muniz do Rio de Janeiro (RJ). Na oportunidade,o processo de criação, a experiência com a comunidade indígena Katu e a valorização da cultura local foram abordados.

O longa é uma adaptação do livro ‘’Capitão’’ de Sérgio Prado, publicado em 2011 pela Giz Editorial. As gravações da obra ocorreram em abril de 2023, com a presença do ator Felipe Camargo (64 anos) como protagonista, Titina Medeiros (47 anos) grande nome do cinema potiguar e a presença dos nativos do município, que não são atores profissionais.

O filme foi premiado no 52° Festival de Cinema de Gramado nas categorias de melhor direção e melhor atriz coadjuvante.

foto: Campus Canguaretama, exibição cinemar
foto: Campus Canguaretama, exibição cinemar

O produtor, diretor e roteirista, Beto Rodrigues, destacou a importância do cinema nacional, das leis de incentivo e de como o cinema pode ser instrumento para conhecer novas culturas e alavancar a prática do turismo, seja nacional ou internacional.

O cinema é essa potência. A existência do fundo setorial como a Lei Aldir Blanc para o audiovisual está fazendo do Brasil uma das maiores potências mundiais de produção de conteúdo.

Beto Rodrigues

O cenário do filme, o mangue, e os crimes ambientais recorrentes no país também foram pauta do debate. Para a equipe do filme, o audiovisual pode ser utilizado para abordar e denunciar estes temas.

A questão ambiental é fundamental, o filme traz essa camada.
Que o lançamento seja uma oportunidade de debate sobre os impactos relacionados ao biomas e ao mangue.

Paola Mallmann

Esta foi a primeira atividade do projeto de extensão CineMar vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo. Novas experiências educacionais através do cinema devem chegar para a comunidade através deste e de projetos futuros.

Palavras-chave:
CineMar Evento Projeto de Exensão