Reconhecimento

Professor é destaque em ranking de produtividade de pesquisadores da América Latina

Márcio Marreiro aparece entre os 10 pesquisadores mais produtivos da área de Turismo na América Latina

Publicada em 17/08/2020 Atualizada há 1 ano

O professor é o atual diretor acadêmico do Campus Canguaretama

O professor Márcio Marreiro das Chagas, hoje diretor acadêmico do Campus Canguaretama do IFRN, foi apontado em 10º lugar no ranking de produtividade entre pesquisadores da área de turismo da América Latina. A colocação é próxima a outros pesquisadores nacionais renomados da área de turismo, como a professora Mirian Rejowski, que ocupa o 9º lugar.

O ranking de produtividade foi publicado na An International Journal of Tourism and Hospitality Research (Anatolia), desenvolvido pelos professores Sergio Moreno-Gil, Eduardo Parra-López, Patricia Picazo-Peral e Carmen Díaz-Domínguez. O título do estudo é “The dissemination of tourism scientific research in Latin American journals. A bibliometric study” e foi publicado no dia 20 de julho de 2020. O levantamento de dados é referente ao anos de 2006 a 2018.

A pesquisa, entre outras coisas, fez um diagnóstico das publicações realizadas por pesquisadores nas principais revistas da área de turismo latino-americanas. Dentre as instituições em destaque, é possível observar que o primeiro lugar do ranking é da Universidade de São Paulo (USP). As instituições potiguares são representadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em terceiro lugar. Quanto à evolução de publicações na área por países, destacam-se Espanha, Portugal, Brasil e México, respectivamente.

O professor Márcio Marreiro é doutor em Administração e membro da International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil (ABRATUR). Na sua trajetória acadêmica, destacam-se prêmios como a Melhor Dissertação de Mestrado do Brasil, concurso promovido pelo Ministério do Turismo (MTUR) e Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV), e Experiência Exitosa em Pesquisa da Rede Federal de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica promovido pelo World Federation of Colleges and Polytechnics (World Congress - WFCP), realizado durante a 40ª Reunião Anual de Dirigentes da Rede Federal (Reditec).