Pesquisa

Professor do IFRN/Campus Canguaretama apresenta trabalho sobre Cidades Inteligentes em evento internacional

Artigo publicado na International Conference on Communications (IEEE ICC)

Publicada em 22/06/2015 Atualizada há 1 ano, 2 meses

Professor Helber na conferência internacional IEEE

Entre os dias 08 e 12 de junho de 2015, em Londres, o Professor Helber Wagner da Silva (IFRN/Campus Canguaretama) apresentou um artigo publicado na conferência internacional IEEE International Conference on Communications (IEEE ICC). A pesquisa científica foi desenvolvida em parceria com os Professores Doutores Augusto Neto (UFRN), Eduardo Cerqueira (UFPA) e Helcio Silva (UFERSA), e resultou em um inovador sistema de comunicação de dados eficiente para suportar novas aplicações nas Cidades Inteligentes. “A participação no evento, fomentada pelo IFRN/Campus Canguaretama, foi extremamente importante para posicionar o IFRN no cenário mundial das pesquisas científicas relacionadas às Cidades Inteligentes. Além disso, representou representar uma oportunidade de interação com setores da indústria, que efetivamente aplicam as pesquisas em ambientes reais e emprega profissionais da área de Tecnologia da Informação, como futuramente serão os nossos alunos do Curso Técnico Integrado em Informática”, afirma o professor Helber.

As Cidades Inteligentes serão ambientes urbanos com serviços inteligentes e sustentáveis de transporte público, segurança, saúde, educação, energia e até mesmo de casas inteligentes. Essas cidades incluirão inúmeros dispositivos sensoriais, como câmeras, microfones e etc., integrados à Internet para prover dados usados por aplicações verdadeiramente inteligentes. O próximo passo da pesquisa será o desenvolvimento prático do sistema de comunicação proposto em um ambiente real. “Acreditamos na viabilidade prática da nossa proposta e certamente contaremos com o apoio dos alunos do IFRN/Campus Canguaretama na sua implementação, sobretudo em projetos de pesquisa”, encerra o professor.