ANTROPOLOGIA

Professor do campus Canguaretama tem artigo publicado em livro

O livro foi lançado durante a 30ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA

Publicada em 25/08/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Prof. Dr. Flávio Ferreira participou da equipe de autores do livro: “Entre interiores e Capitais: Antropologia, Formação e Pesquisa no Rio Grande do Norte” (Editora AnnaBlume), lançado durante a 30ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA, no Salão Principal da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de João Pessoa no dia 04 de agosto.

O professor Flávio Ferreira participou da obra coletiva como autor do artigo: Os Forrós da Serra da Gameleira (São Tomé/RN): sociabilidade, festa e etnicidade, que reflete sobre o modo de vida de uma comunidade Quilombola localizada na cidade de São Tomé, região do Potengi, Rio Grande do Norte a partir de uma perspectiva antropológica, com foco nas relações sociais estabelecidas nesse espaço mediadas por uma prática tradicional acionada no contexto e afirmação identitária.

O artigo discute, a partir da etnografia, a festa como patrimônio cultural e sua relação com a tradição ancestral do forró de rabeca. A continuidade do 'forró-festa' na comunidade, com sanfoneiros que acionam o forró para afirmação de uma identidade negra quilombola.

O livro é resultado das primeiras dissertações de mestrado defendidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN, no período de 2005-2010.

(Foto: Da esquerda para a direita: o organizador do livro, Prof. Dr. Edmundo Pereira, docente do Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ); o Prof. Flávio Ferreira (IFRN); e a Profa. Dra. Elizete Schwade, docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGAS-UFRN), e também organizadora do livro. )

30ª Reunião Brasileira de Antropologia - RBA

Organizada pela organizada Associação Brasileira Antropologia - ABA, a RBA reúne pesquisadores e antropólogos todo país e de diversos países. É o maior evento na área no Brasil e foi realizado no período de 03 a 06 de agosto na UFPB, João Pessoa/PB. Além do lançamento do livro, o Prof. Flávio Ferreira apresentou fragmento da sua pesquisa de doutorado com titulo “Adoção em movimento: grupos de apoio e campo (i)legal”, defendidada em 2015 na UNICAMP. A reflexão se encontra no âmbito da Antropologia do Direito, e na RBA foi apresentada no GT 031 - Etnografias da (des)ordem: ilegalismos, mercados e controles.

servidores