COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Professor do Campus Canguaretama participa de programa do setor educativo do MERCOSUL

Evento foi realizado na cidade de Assunção, no Paraguai.

Publicada em 28/10/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O professor Márcio Adriano de Azevedo, do Campus Canguaretama participou de atividades do Programa de Apoio ao Setor Educativo do Mercosul – PASEM. De 18 a 24 de outubro de  2015, professores, pesquisadores e gestores da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai participaram de diversas atividades que visam socializar, analisar, compreender e trocar experiências sobre a formação e o trabalho docente no âmbito do Mercosul, com ênfase na dimensão intercultural.

Os participantes visitaram universidades, centros de formação, escolas e comunidades indígenas, além de socializarem as experiências e diretrizes para a formação e o trabalho docente em cada País e das instituições onde trabalham. As atividades foram desenvolvidas em Assunção, capital paraguaia, e em Filadélfia, na região do Chaco, também situada no Paraguai.

No Brasil, o Programa é apoiado e articulado pela CAPES, por meio do Comfor. A comitiva brasileira foi formada por professores-pesquisadores e gestores públicos da Universidade Federal do Amapá (UFAP), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), da Secretaria de Estado do Ceará e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), sendo o único representante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, participando no PASEM.

Em sua apresentação, o prof. Márcio expôs e explicou sobre as políticas, programas e projetos de formação inicial e continuada do IFRN, além das ações de pesquisa e de extensão, com enfoque no trabalho que o Campus Canguaretama vem desenvolvendo na dimensão da diversidade, nomeadamente junto aos povos indígenas e quilombolas. Destaque para o Observatório da Diversidade que, segundo o prof. Márcio Azevedo, é o primeiro espaço físico e virtual no Brasil, incorporando ações de ensino, pesquisa e extensão.

Para conhecer melhor o PASEM, acesse: http://www.pasem.org/pt/

extensao
servidores