Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa e Inovação

Campus Canguaretama sedia Audiência Pública alusiva aos 160 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

Representando o Campus esteve presente o Professor e Diretor Acadêmico em Exercício, Dr. Márcio Marreiro

Publicada em 23/07/2018 Atualizada há 1 ano

Audiência Pública em alusão aos 160 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

No dia 18 de julho foi realizada no auditório do IFRN – Campus Canguaretama a Audiência Pública alusiva aos 160 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. A solenidade, além de celebrar o aniversário da Paróquia de Canguaretama, visava também discutir o desenvolvimento do turismo religioso na cidade dos Santos Mártires. Representando o IFRN – Campus Canguaretama, esteve presente o Coordenador de Pesquisa e Inovação e Diretor Acadêmico em Exercício, além de outras autoridades do município, como o pároco da cidade e proponente da audiência.

Para o professor Márcio Marreiro, solenidades como estas que reúnem gestores, membros da igreja, historiadores e comunidade local em torno da discussão sobre o potencial e a estruturação do turismo religioso na cidade são fundamentais para o desenvolvimento do segmento no município, como também para o empoderamento da própria sociedade de Canguaretama/RN neste processo. Destaca ainda o papel central do IFRN – Campus Canguaretama como instituição que pode colaborar com formação técnica especializada e, inclusive, realização de estudos, como os já realizados.

Nesse sentido, é possível ressaltar pesquisa realizada no Campus Canguaretama pela Tecnóloga em Gestão de Turismo, Maria de Fátima da Rocha, sob orientação do professor Márcio Marreiro, que realizou uma análise sobre o potencial de desenvolvimento do turismo religioso no município e diagnosticou os aspectos que deveriam ser melhorados ou potencializados em Canguaretama para estes fins. O trabalho foi publicado no início de 2018 com o título “ANÁLISE DO POTENCIAL PARA DESENVOLVIMENTO DO TURISMO RELIGIOSO NA TERRA DOS MÁRTIRES DE CUNHAÚ (CANGUARETAMA/RN) SOB A PERCEPÇÃO DOS STAKEHOLDERS LOCAIS”, podendo servir de guia para determinadas ações por parte das iniciativas pública e privada da cidade.

O evento contou ainda com a apresentação do Grupo de Violino de Convivência de Vínculos de Canguaretama e da Banda de Música de Goianinha. Ao término da audiência, após as apresentações e considerações dos presentes, ficou patente a relevância da discussão e o compromisso de novas rodadas de diálogos com vistas a aprofundar as questões levantadas, tais como infraestrutura, capacidade de carga, necessidade de novos estudos, entre outras.

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas