Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Eventos

Professor do Campus Canguaretama lança livro durante a XX Semana de Antropologia da UFRN.

O livro é fruto de pesquisa de mestrado em antropologia social sobre festa em comunidade quilombola do RN.

Publicada em 20/10/2022 Atualizada há 1 ano

A 20ª Semana de Antropologia, com o tema Reaprender o mundo: ambiente, saúde e alimentação. O evento ocorre do dia 03 até o dia 05 de novembro em formato presencial, com atividades em Natal, na UFRN, e em Tibau do Sul/RN.

A Semana de Antropologia é um espaço acadêmico que permite estreitar relações profissionais entre docentes e pesquisadores de várias instituições do país e do exterior. Em 2022, a Semana irá celebrar a expansão da área de conhecimento na UFRN, com a institucionalização de estrutura administrativa e organização da formação das atividades acadêmicas no âmbito da pós-graduação. O encontro possibilita a socialização de trabalhos, de pesquisas, de temas, bem como a problematização de questões atuais e uma reflexão crítica sobre o lugar da antropologia em relação às outras ciências sociais e humanidades. Nesta edição, o evento abordará temáticas como meio ambiente, saúde, alimentação e o acesso a outros direitos fundamentais, como território, moradia e saneamento.

Durante a programação do evento, no dia 03 de novembro, após a conferência de abertura, acontece o lançamento de livros que estão relacionados com o tema do evento. O professor do Campus Canguaretama, Flávio Ferreira lançará o livro “Gameleira: serra, quilombo e forró” pela Editora Appris (2022). Segundo Flávio, “O livro foi motivado pelo reencontro entre o pesquisador e a comunidade, proporcionado pelo desenvolvimento de projeto de extensão realizado no ano de 2021 sobre museu comunitário quilombola”. A base do conteúdo é a pesquisa de mestrado realizada no ano de 2009. Destaca o professor ainda que “O livro trata de uma comunidade negra rural sertaneja, na qual pude encontrar uma maneira alegre de viver, baseada no ‘estar junto’ comunitário. Foi possível ainda descobrir fortes laços de parentesco, o encontro de diferentes grupos étnicos, uma organização social especifica com o trabalho voltado a agricultura nos roçados, pequenas criações de animais e uma forte festividade popular que organiza as relações sociais na comunidade”. O livro conta com prefácio do professor Manuel Ferreira Lima Filho (Diretor do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás); e posfácio de Raimundo Melo (fundador do museu Nísia Floresta) e de Maria Lucia Nascimento, quilombola e idealizadora do museu.

(Ver sinopse do livro em https://www.editoraappris.com.br/produto/6388-gameleira-serra-quilombo-e-forr).

O evento reunirá ainda atividades com as comunidades indígenas e quilombolas com foco na valorização dos produtos locais, projetos culturais e turismo sustentável.

Para se inscrever no evento e buscar mais informações sobre a programação, acesse a página no sigaa:  https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/departamento/noticias_desc.jsf?lc=pt_BR&id=144&noticia=163942710

O evento é organizado pelo Departamento de Antropologia (DAN) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN (PPGAS) e conta com parceiros institucionais e apoiadores diversos.  

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas