Professor do campus Canguaretama coordena Grupo de Trabalho em encontro de Antropologia do Direito realizado pela USP

O evento aconteceu dos dias 25 a 28 de agosto de 2015, na USP

Publicada em 01/09/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Dos dias 25 a 28 de agosto de 2015, a USP (Universidade de São Paulo) sediou o IV Encontro Nacional de Antropologia do Direito – ENADIR. Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e pelo Departamento de Antropologia da USP, o evento é organizado pelo Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR) da mesma universidade. Esse ano, o evento reuniu mais de 400 pesquisadores de todo país, distribuídos em várias atividades acadêmicas como conferências, mesas-redondas, um minicurso e dezesseis Grupos de Trabalhos (GT), abordando os mais variados temas que possuem interseção entre a antropologia e o direito.

O Professor Flávio Ferreira, coordenador de extensão do campus Canguaretama, participou de todo o evento e, juntamente com a Profa. Sabrina Finamori (PAGU – UNICAMP), coordenou os trabalhos apresentados no GT- 06: “Antropologia, Famílias e (I) legalidades”.

Flávio faz um balanço positivo do evento e nos descreve como ocorreu o GT que esteve sob sua coordenação: “O GT discutiu sobre as famílias contemporâneas e os recentes casos de judicialização das relações sociais. Os trabalhos apresentados seguiam o viés de análises de temas envolvendo questões como abandono afetivo, novas técnicas reprodutivas em casais homoafetivos, adoção e circulação de crianças, etnografia sobre interdição na vida civil entre outras pesquisas relacionadas a construção das novas formas de famílias situadas no cenário contemporâneo na fronteira entre o legal e o ilegal. De modo geral, os debates ocorridos no GT foram produtivos, levando em conta que envolveram principalmente pesquisas em andamento em nível de pós-graduação como especialização, mestrado e doutorado”.