Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Resgate Cultural

Pesquisador de Cabo Verde conhece atividade do Campus Canguaretama em Sibaúma

A visita aconteceu na última quarta-feira (8)

Publicada em 10/02/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Na manhã da última quarta-feira (8), o Campus Canguaretama, através do Diretor Acadêmico Flávio Ferreira e do professor e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), Nilton Xavier, recebeu o pesquisador Dr. Arlindo Vieira junto com a professora Suély Souza.

Na ocasião, houve uma visita à residência do professor Sérgio Marques. Localizada em Sibaúma, distrito do município de Tibau do Sul, a casa do docente acolheu uma roda de conversa sobre a história do município, o qual, originado de um antigo quilombo, guarda tradições, crenças e manifestações culturais que circundam o dia a dia dos seus habitantes. 

Nesse sentido, foi apresentado ao Dr. Arlindo Vieira um dos projetos do NEABI, o “Apoio às Atividades do Coco de Zambê em Sibaúma”. O docente Sérgio Marques contou um pouco sobre a origem da dança do Zambê, que além de ser uma forma de resgate cultural, representa uma marca de luta e resistência diante das perseguições sofridas nos antigos colombos pelos capitães do mato. 

É importante ressaltar que além de professor, Sérgio Marques é um dos grandes contribuintes para o reavivamento histórico de Sibaúma. Construindo tambores conhecidos como “djambê” através de materiais naturais, como madeira e couro, ele organiza eventos ligados às exposições do Coco de Zambê, sempre regadas de muita música e dança. 

Diante disso, o coordenador do NEABI, Nilton Xavier, aproveitou a oportunidade para divulgar sobre os anseios do Núcleo a partir das pesquisas desenvolvidas no local, fato que leva à possibilidade da organização de um museu com objetos culturais da região, o que suscitaria a atividade turística do local que está localizado entre as praias de Pipa e de Barra do Cunhaú. A partir dessa iniciativa, o Campus Canguaretama cumpre o seu papel social fomentando a diversidade cultural e socioeconômica da região e mantendo a conexão entre as comunidades acadêmica e externa. 

Em meio à tantas descobertas sobre as atividades de Sibaúma, o pesquisador demonstrou-se interessado pelo processo de construção dos “djambês” e pela desenvoltura da dança do Coco de Zambê, ressaltando, assim, correlações entre as manifestações culturais do seu país, Cabo Verde, situado na costa da África. Ao final da visita, o irmão do professor, Laelson Marques, junto com seu sobrinho, tocaram e cantaram, encantando a todos que estavam presentes. Também foi feito um convite a toda a comunidade para participar da Noite dos Tambores, ação cultural de resgate das tradições que acontecerá na praça de Sibaúma no próximo sábado, 18 de fevereiro. 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas