Você está aqui: Página Inicial / Campi / Canguaretama / Notícias / Pesquisa sobre o Carnaval de Natal 2020 conta com a participação dos Campi Canguaretama e Cidade Alta do IFRN
PESQUISA CARNAVAL DE NATAL 2020

Pesquisa sobre o Carnaval de Natal 2020 conta com a participação dos Campi Canguaretama e Cidade Alta do IFRN

15/04/2020 - A pesquisa foi desenvolvida pelo Observatur da UERN com a participação do IFRN e outras instituições

Pesquisa sobre o Carnaval de Natal 2020 conta com a participação dos Campi Canguaretama e Cidade Alta do IFRN

Lançado relatório final da pesquisa com foliões do Carnaval de Natal 2020, desenvolvida pelo Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN – Campus Natal), coordenado pelo Dr. Sidcley D’sordi Alves Alegrini da Silva, com a participação dos campi Canguaretama e Cidade do Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Do Campus Canguaretama, a pesquisa contou com a colaboração, na área de análise de dados, do professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação, Dr. Márcio Marreiro das Chagas.

A pesquisa que objetivou traçar o perfil dos foliões, moradores e visitantes, que participaram do Carnaval de Natal 2020, apontou aprovação (resposta excelente, ótimo e bom) do Carnaval de Natal 2020 por 98% dos foliões entrevistados. O público predominante foi de moradores de Natal e região metropolitana, mas os turistas e demais visitantes também estiveram presentes como foliões, totalizando 18% da amostra. O impacto econômico do evento também foi avaliado pela pesquisa, estimado em aproximadamente 18 milhões de reais, sendo a média de gastos dos participantes de R$ 53,11 e R$ 83,17 para moradores e turistas, respectivamente. O maior volume de gastos foi realizado pelos moradores, que representaram cerca de 82% do público, conforme a amostra. O relatório com o detalhamento dos resultados pode ser encontrado aqui.

Ao todo, foram entrevistados 1517 foliões, no período compreendido entre 22 e 25 de fevereiro de 2020. A coleta de informações foi realizada nos polos de carnaval da capital potiguar, a saber: Polo Ponta Negra, Polo Petrópolis, Polo Centro Histórico, Polo Redinha, Polo Oeste e Polo Praia/Rocas, como também em blocos de carnaval e em formato online. De acordo com os dados da Prefeitura Municipal, o número de foliões nos polos foi de aproximadamente 264 mil foliões.

Além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio dos seus campi Canguaretama e Cidade Alta, do Observatório de Turismo (Observatur) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN – Campus Natal), participaram a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Prefeitura Municipal do Natal por meio de sua Secretaria Municipal de Turismo (SETUR/Natal), entre outros.

Ações do documento

Página em carregamento