Você está aqui: Página Inicial / Campi / Canguaretama / Notícias / Pesquisa sobre o Carnaval de Natal 2020 conta com a participação dos Campi Canguaretama e Cidade Alta do IFRN
PESQUISA CARNAVAL DE NATAL 2020

15/04/2020 - A pesquisa foi desenvolvida pelo Observatur da UERN com a participação do IFRN e outras instituições

Lançado relatório final da pesquisa com foliões do Carnaval de Natal 2020, desenvolvida pelo Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN – Campus Natal), coordenado pelo Dr. Sidcley D’sordi Alves Alegrini da Silva, com a participação dos campi Canguaretama e Cidade do Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Do Campus Canguaretama, a pesquisa contou com a colaboração, na área de análise de dados, do professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação, Dr. Márcio Marreiro das Chagas.

A pesquisa que objetivou traçar o perfil dos foliões, moradores e visitantes, que participaram do Carnaval de Natal 2020, apontou aprovação (resposta excelente, ótimo e bom) do Carnaval de Natal 2020 por 98% dos foliões entrevistados. O público predominante foi de moradores de Natal e região metropolitana, mas os turistas e demais visitantes também estiveram presentes como foliões, totalizando 18% da amostra. O impacto econômico do evento também foi avaliado pela pesquisa, estimado em aproximadamente 18 milhões de reais, sendo a média de gastos dos participantes de R$ 53,11 e R$ 83,17 para moradores e turistas, respectivamente. O maior volume de gastos foi realizado pelos moradores, que representaram cerca de 82% do público, conforme a amostra. O relatório com o detalhamento dos resultados pode ser encontrado aqui.

Ao todo, foram entrevistados 1517 foliões, no período compreendido entre 22 e 25 de fevereiro de 2020. A coleta de informações foi realizada nos polos de carnaval da capital potiguar, a saber: Polo Ponta Negra, Polo Petrópolis, Polo Centro Histórico, Polo Redinha, Polo Oeste e Polo Praia/Rocas, como também em blocos de carnaval e em formato online. De acordo com os dados da Prefeitura Municipal, o número de foliões nos polos foi de aproximadamente 264 mil foliões.

Além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio dos seus campi Canguaretama e Cidade Alta, do Observatório de Turismo (Observatur) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN – Campus Natal), participaram a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Prefeitura Municipal do Natal por meio de sua Secretaria Municipal de Turismo (SETUR/Natal), entre outros.