Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Dubllinenses

Palestra encerra 1º ciclo de formação para docentes da rede púbica

Atividade foi proferida pelo irlandês Bruce Stewart e pela professora Ana Graça Canan, da UFRN

Publicada em 05/11/2020 Atualizada há 1 ano

Registro da atividade on-line

Com a presença de mais de 60 professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, o Campus Canguaretama do IFRN realizou nesta quarta-feira (4) a palestra "Dublinenses". O evento apresentou e debateu a obra Ulisses, do escritor irlandês James Joyce. 

Com início às 20h, através de plataforma on-line de encontro, a palestra foi proferida pelo professor Bruce Stewart, da Irlanda, e pela professora Ana Graça Canan. Os dois fazem parte do Núcleo de Estudos Irlandeses do RN. O professor Albéris Eron, do Campus Canguaretama, coordenou a atividade, que também contou com a participação de professores do Departamento de Línguas Estrangeiras da UFRN. 

A palestra, realizada em Inglês, foi responsável pelo fechamento do "1º Ciclo de Formação Continuada em Leitura de Línguas Estrangeiras da Região Agreste Litoral Sul". O projeto se efetivou a partir de uma parceria entre o Campus e a 2ª Diretoria Regional da Secretaria Estadual de Educação do RN (2ª Direc). O objetivo do ciclo é capacitar os professores de língua estrangeira da rede estadual de ensino da região, tanto para leitura quanto para escrita e conversação. 

A literatura, vista como espaço de interação e descobertas, é o ponto de partida para os momentos de capacitação. O livro escolhido para este momento, Ulisses, de James Joyce, é cultuado no mundo todo como uma das obras primas da literatura universal. O Bloomsday, dedicado especialmente ao protagonista da obra, Leopold Bloom, é comemorado todos os anos em 16 de junho. O enredo conta a trajetória de Bloom durante esta data, em 1904, pela cidade Dublin, na Irlanda.  Por isso o título da palestra: "Dublinenses". O debate na palestra aconteceu em torno da obra.

REPRESENTAÇÕES E CONTINUIDADE

O Campus Canguaretama foi representado pelo diretor-geral, Flávio Ferreira, pelo diretor acadêmico, Márcio Marreiro, e pela coordenadora de Extensão, Jacione Borges. Já a Direc contou com a representação da diretora da Segunda Regional de Educação, Alcíone Flávia, da coordenadora pedagógica, Glauciane Pinheiro, além das coordenadoras Akyciane Kelly e Laurívia  Lima e do jornalista Aldo Jr. 

“As presenças da professora Ana Graça Canan e do professor Bruce Stewart serviram como agentes motivadores do grupo de professores da região Agreste Litoral Sul do estado, indicando que o caminho que temos escolhido de formação continuada é sempre o mais adequado. Os professores de Línguas Estrangeiras Modernas da rede pública de ensino de nossa região têm experimentado, pela primeira vez em muitos anos, momentos que marcarão suas trajetórias de modo ímpar”, comentou o professor Albéris Eron, um dos coordenadores do projeto. 

A professora AlcIone Flávio destacou a importância da valorização de seus professores: “não sem sentido, temos hoje no governo do estado uma professora, Fátima Bezerra, que conhece o chão da escola e sabe da importância que tem todo investimento que é feito em educação e, muito especialmente, na docência”, comentou a diretora da 2ª Direc. Em sua fala, o diretor-geral do Campus Canguaretama, Flávio Ferreira, enfatizou que as portas do IFRN em Canguaretama sempre estarão abertas para eventos como esse. 

O Ciclo de Formação acontece desde outubro de 2019 e precisou ser desenvolvido em 2020 a partir das mídias digitais, por causa da pandemia de Covid-19. Os encontros virtuais aconteceram nos dias 28 de agosto, 7 e 14 de setembro, 5 e 19 de outubro e 4 de novembro. De acordo com o professor Flávio Eron, foram promovidas mais de 30 horas de atividades presenciais e outras 30 de atividades a distância. O projeto deve ter continuidade, agora com a colaboração de professores da UFRN.