Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

LANÇAMENTO

Lançamento do documentário "Herdeiros de Zumbi" acontecerá no evento Noite dos Tambores

O evento, acontece a partir das 18h30, na Praça do Berimbau, Praia de Sibaúma, Tibau do Sul - RN, terá como convidados a própria comunidade, pessoas relacionadas às manifestações cultural, representantes quilombolas, autoridades internas e externas e servidores do IFRN Canguaretama vinculados ao NEABI, além de ser aberto público. Haverá exposição do documentário e roda de conversa.

Publicada em 10/02/2022 Atualizada há 1 ano

Nesta semana, está programado para acontecer o lançamento do documentário "Herdeiros de Zumbi", que dar-se-á no evento intitulado "Noite dos Tambores" realizado na comunidade quilombola da praia de Sibaúma (Tibau do Sul) pelo Grupo Cultural "Herdeiros de Zumbi", também conhecido por promover o resgate do coco de zambê na região. Este evento, que conta com diversas atrações como capoeira, maracatu, coco entre outras manifestações culturais, sempre acontece no segundo sábado do mês de fevereiro, neste ano de 2022 ocorrerá em 12/02.

O documentário foi produzido e editado por Ricardo Amaral, professor de Geologia da UFRN e especialista em cinema e é fruto da parceria entre a comunidade quilombola, o IFRN Campus Canguaretama, sobretudo através dos projetos de pesquisa e extensão ligados ao NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRN), dos trabalhos do Tempo-Comunidade da Licenciatura em Educação do Campo (IFRN/CANG) e da UFRN. As filmagens aconteceram entre os anos de 2018 e 2019, e a temática central do filme é o coco de Zambê como forma de resistência.

 De acordo com as palavras de Ricardo Amaral em artigo "Herdeiros de Zumbi: um filme sobre guerreiros" é possível conhecer como deu-se início a este projeto:

"Talvez por nossas constantes conversas abordando a importância de enxergamos a ambiência costeira de forma integrada e mais profunda, e por minhas incursões no mundo audiovisual, o que me permitiu abrir outro flanco para a divulgação/comunicação de meus trabalhos, fui chamado pelos amigos professores do IFRN/Canguaretama para um desafio: produzir um vídeo sobre (e com) os Herdeiros de Zumbi, em Sibaúma. Um vídeo que complementasse o fantástico trabalho que eles conduzem com as comunidades de origem quilombola. Assim começou essa nossa jornada."

Lançamento

O evento, acontece a partir das 18h30, na Praça do Berimbau, Praia de Sibaúma, Tibau do Sul - RN, terá como convidados a própria comunidade, pessoas relacionadas às manifestações culturais, como mestres de capoeira, líderes e representantes quilombolas, além de autoridades internas e externas e servidores do IFRN Canguaretama vinculados ao NEABI. Haverá exposição do documentário e roda de conversa. E conta com as presenças confirmadas do professor de Filosofia Ivickson Ricardo de Miranda Cavalcanti (Coordenador do NEABI), Flavio Rodrigo Freire Ferreira (Diretor-Geral do IFRN Canguaretama), Sergio Caetano (Mestre de coco), Laelson Caetano (Organizador do evento), Ricardo Amaral (UFRN - Diretor do Documentário) e participação do grupo Coco de Zambê de Cabeceiras.

 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
servidores

Notícias relacionadas