Intenção de viagem pós pandemia

Intenção de viagem pós pandemia do potiguar é diagnosticada por pesquisa do Observatur/RN com apoio do Campus Canguaretama

O relatório “Intenção de viagem do potiguar após a pandemia da COVID – 19” é fruto da investigação

Publicada em 26/06/2020 Atualizada há 1 ano

Lançado relatório final da pesquisa “Intenção de viagem do potiguar após a pandemia da COVID – 19”, desenvolvida pelo Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN – Campus Natal), coordenado pelo Dr. Sidcley D’sordi Alves Alegrini da Silva, com a participação do Campus Canguaretama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Do Campus Canguaretama, a pesquisa contou com a colaboração do professor e Diretor Geral em Exercício, Dr. Márcio Marreiro das Chagas.

A pesquisa que objetivou identificar a intenção de viagem dos potiguares após a pandemia da COVID-19 apontou que 74,8% dos potiguares tem a pretensão de viajar após a pandemia, sendo a Praia da Pipa (30,2%), localizada na Região Imediata de Canguaretama, foco de atuação do Campus, o principal destino turístico no rol de interesse de viagem. Destinos como Serra de São Bento (14,9%), também atendido por ações na área de turismo pelo Campus Canguaretama, tais como roteirização, inventariação e diagnóstico da oferta turística local entre outros, e São Miguel do Gostoso (20,1%) constituem, junto com a já citada Praia da Pipa, os principais lugares de interesse do turista potiguar. O lazer se configura como o maior motivo de viagem para 66,8% dos entrevistados, ao passo que atrativos turísticos (22,4%), preços praticados (21,6%) e cuidados com a higienização sanitária dos ambientes turísticos (20,1%) são os principais fatores de atratividade.

Ao todo, foram entrevistados 1.253 pessoas, no período compreendido entre dias 26 de maio e 03 de junho de 2020. A coleta de informações foi realizada por meio de questionário eletrônico com link disponibilizado pelos canais de comunicação do Observatur/RN.

Para o professor Márcio Marreiro, Diretor Geral em Exercício, essa contribuição é mais uma das “inúmeras e diversas ações que têm sido desenvolvidas pelo campus e pelo instituto com vistas a contribuir para a amenização dos efeitos da pandemia para a sociedade potiguar e planejamento da retomada após pandemia”, cita ainda ações como doação de alimentos a estudantes e comunidades em situação de vulnerabilidade social, produção e distribuição de materiais e equipamentos para a área de saúde, desenvolvimento de sites e plataformas para disseminação de informação e orientação quanto ao COVID-19, apoio psicológico, produção e disponibilização de aulas online, promoção de capacitações e eventos online, entre inúmeras outras ações desenvolvidas do IFRN.

Além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio do seu Campus Canguaretama, do Observatório de Turismo (Observatur) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN – Campus Natal), participou também a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).