Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PARTICIPAÇÃO

IFRN PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA OBRA: “Canguaretama Cidade da Gente”

O IFRN prestigiou o evento de lançamento de livros didáticos voltados para de rede municipal de ensino de Canguaretama, um dos autores dos livros é aluno do Campus Canguaretama..

Publicada em 25/03/2022 Atualizada há 1 ano

No dia 23 de março de 2022 aconteceu no Centro de Canguaretama o lançamento de livros didáticos voltados para de rede municipal de ensino de Canguaretama. O material será incluído nas escolas nesse ano letivo para as turmas dos ensinos fundamentais I e II como forma de valorizar a cultura local, contando a história do município, pontos geográficos da cidade, memória, patrimônio cultural, alimentação entre outros aspectos.

O material foi elaborado pelos professores da rede municipal. João Paulo Oliveira, Diógenes Ribeiro, João Balbino, Késsia Pessoa, Niellington Alves.

O evento contou com a participação do prefeito interino Wilsinho Ribeiro, de vereadores, de secretária de educação, pároco de Canguaretama e ainda da Deputada Estadual Eudiane Macedo.

O diretor geral Flávio Ferreira prestigiou o evento representando o IFRN e destaca a importância desse material: "as crianças e jovens poderão se ver nos livros didáticos, fará muito mais sentido uma aprendizagem contextualizada a partir pela vivência diária. Certamente teremos resultados importantes com aplicação desse material nas escolas da rede municipal. Parabéns aos autores e ao município de Canguaretama".

Um dos autores do material didático é aluno do Campus Canguaretama, Niellington José Alves estudante do 7º período do curso Licenciatura em Educação do Campo - Habilitação Ciências Humanas e Sociais, também compartilhou conosco quanto a importância do material didático para a comunidade e a sensação em ter contribuído com o trabalho.

“Acredito que esse livro será o início do registro étnico social, e facilitara o conhecimento por meio do protagonismo. sem contar que os alunos receberam e terão a oportunidade de compartilhar com seus familiares. Sairemos de uma educação bancária e teremos o envolvimento dos alunos na leitura e na escrita, algo que tanto se discuti no meio da educação, proporcionando aos mesmo uma interação com a tecnologia e com sua ancestralidade. Envolvendo-se em diversos aspectos desde o geográfico, histórico, social, religioso, ambiental e turístico. Ainda não conseguir processar a dimensão deste trabalho, só sei que tentei fazer o melhor, espero ter proporcionado momentos prazerosos para os leitores”.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas