Educação
IFRN participa de aula inaugural de curso que qualifica jovens indígenas para o turismo cultural e criativo em Canguaretama
Iniciativa, que conta com a coordenação local de um egresso do IFRN, faz parte do Projeto Geração e visa fortalecer o turismo de base comunitária na Aldeia Catu dos Eleotérios.
Publicada por Karen Santos em 03/09/2025 ― Atualizada em 3 de Setembro de 2025 às 13:09
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio do Campus Canguaretama, marcou presença na aula inaugural do curso de Agentes de Turismo Cultural e Criativo, realizada na Aldeia Catu dos Eleotérios, em Canguaretama. O evento simboliza um passo importante para a qualificação profissional de 20 jovens da comunidade, fortalecendo o turismo de base comunitária e a economia local.

A representação institucional foi feita pelo diretor-geral em exercício do Campus Canguaretama, professor Dr. Márcio Marreiro das Chagas, e pela professora Dra. Viviane Medeiros, coordenadora da Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSol) do campus. A participação reforça o compromisso do IFRN com projetos de extensão que promovem a inclusão social e o desenvolvimento sustentável em diálogo direto com as comunidades tradicionais.
A forte conexão do IFRN com a comunidade é um dos grandes destaques da iniciativa, construída ao longo de vários anos por meio de diversos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo Campus Canguaretama. Muitas dessas ações, focadas em áreas como o turismo criativo e de base comunitária, foram coordenadas pelo professor Márcio Marreiro, fortalecendo os laços institucionais e o desenvolvimento local.

Essa relação frutífera se evidencia agora na figura do coordenador local no Catu, o educador popular Vandré Arcanjo, egresso do curso de Gestão de Turismo do próprio campus e um dos fundadores do CineKatu. A atuação de Vandré demonstra o impacto transformador da educação oferecida pelo Instituto, formando profissionais capazes de liderar e impulsionar o desenvolvimento em seus próprios territórios.
Sobre o Projeto Geração
A formação é uma iniciativa do Projeto Geração, apoiado pelo Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), do Ministério do Trabalho e Emprego. Coordenado nacionalmente pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o projeto tem como objetivo qualificar 3.000 jovens de 16 a 29 anos em situação de vulnerabilidade, oriundos de comunidades tradicionais em todo o Brasil.
No Rio Grande do Norte, o Geração é executado em parceria com a Incubadora de Iniciativas e Empreendimentos Solidários (INICIES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atenderá 150 jovens em sete municípios.
A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes lideranças e parceiros, incluindo Idaci Ferreira da Conceição e Ronalda Barreto Silva, da coordenação do Projeto Geração; Roberto Marinho Alves da Silva, da INICIES/UFRN; Ailma Firmino Geraldo, presidenta do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária; Maria Pimentel, fundadora da Katu Experiência; e Wellington Soares, presidente da associação dos moradores, demonstrando a força da rede colaborativa que sustenta o projeto.
- Palavras-chave:
- IFRN IFRN Campus Canguaretama Educação Curso