Desenvolvimento e Crescimento

Campus integra evento de lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo nas Áreas de Reforma Agrária - Nordeste

Representação de professores do Campus Canguaretama do IFRN esteve em Caruaru

Publicada por Wilson Filho em 12/08/2024 Atualizada há 5 dias, 9 horas

O Centro de Formação Paulo Freire do Assentamento Normandia, no município de Caruaru (PE), sediou o Lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo nas áreas de Reforma Agrária - Nordeste no dia 23 de julho, às 16h e contou com a participação de três professores do Campus Canguaretama do Instituto Federal do Rio Grande Norte.

Ao falarem de suas participações no lançamento, os professores Márcio Maia, Flávio Ferreira e Márcio Marreiro, que representaram o Campus Canguaretama no evento, destacaram a importância dessa política pública para o fortalecimento da educação brasileira e a geração de oportunidades refletidas no povo nordestino que a ação proporcionará.

Para o professor Márcio Marreiro, "participar de um momento como esse, de um programa considerado um marco na educação, proporciona imensa alegria. Em nosso Instituto, atuamos fortemente por meio das especializações e licenciaturas que formam docentes e demais profissionais que vão atuar junto à Educação, especialmente Educação do campo e sem esquecer de tantos grupos minorizados. Participar desse processo é de extrema importância, seja pelo histórico de atuação do Campus seja pelos impactos gerados por essa temática".

Parceria

A iniciativa foi promovida pelo Ministério da Educação (MEC) - por meio da Secretaria de Educação Continuada de Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão - em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e os Movimentos Sociais do Campo.

Márcio Marreiro, diretor Acadêmico do Campus Canguaretama

Objetivos

Com o intuito de levar a alfabetização para os nove estados da região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), a ação prevê alfabetizar mais de 33 mil pessoas em assentamento, acampamentos e demais áreas contempladas, somando-se 1.500 turmas. Segundo dados da Casa Civil da Presidência da República, serão atendidos mais de 33o municípios, dos quais, 12 estão no Rio grande do Norte. O objetivo da iniciativa é a diminuição dos altos índices de analfabetismo na região Nordeste.

Investimento Evento Desenvolvimento Lançamento