MULHERES MIL

IFRN contribui com emancipação de mulheres e forma turma do Programa Mulheres Mil.

Cerimônia de certificação aconteceu no auditório do Campus Canguaretama

Publicada em 10/02/2023 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O curso possibilitou a formação profisisonal para diversas mulheres em situação de vulnerabilidade social

O Campus Canguaretama do IFRN realizou nesta quinta-feira, dia 9, a formatura do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agricultura Familiar. A cerimônia de certificação aconteceu no auditório do Campus e contou com momentos de retrospectiva do período das aulas, com relatos dos professores, além da oradora da turma, discursando em nome da sala e em sua fala estava as experiências das mulheres formandas.

O curso, que é desenvolvido para acolher mulheres que se encontram em diversos contextos sociais de marginalização e vulnerabilidade social e incluí-las nos processos educativos e no mundo do trabalho, contemplou 30 mulheres estudantes, com uma formação profissional, de julho a dezembro de 2022, tendo duração de cinco meses e carga horária total de 200 horas.

A oferta de capacitação foi destinada às mulheres da comunidade do Jiqui, em Canguaretama, do assentamento José Martí, além de comunidades próximas à região. As alunas tiveram a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho durante o período de formação. “O espaço de diálogo é de extrema importância para o desenvolvimento de turmas seguintes, a partir dos feedbacks das estudantes, sendo um feito um aperfeiçoamento do programa”, declarou Clarissa Honda, coordenadora do projeto no Campus Canguaretama.

Transformando vidas e mudando perspectivas

O período de formação dá oportunidades das mulheres se preparem para o mercado de trabalho, além de promover a aprendizagem e bom desempenho na função destinada e ofertada pelo curso.

A formanda Jéssica Freitas destacou o impacto do programa em sua vida: “Fazer planos acaba se tornando natural, tendo em vista que com o curso nossa motivação só cresce, é uma forma de ter mais esperança e buscar algo melhor, e nesse projeto eu busquei sonhos e meus objetivos. O mulheres mil causou um grande impacto na minha vida, tudo isso só aconteceu graças à formação que nós tivemos, sem dúvidas foi uma experiência única”, afirmou a estudante.

Mulheres Mil

Criado em 2007, o Programa Mulheres Mil tem como objetivo estimular o protagonismo das mulheres em situação de vulnerabilidade, melhorando a qualidade de vida e o meio social de que fazem parte. Estruturado nos eixos educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, o programa é oferecido pela Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo país.

O projeto está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da equidade, combate à violência contra mulher e acesso à educação. O programa também contribuiu para o alcance das Metas do Milênio, promulgada pela ONU em 2000 e aprovada por 191 países. Entre as metas estabelecidas estão a erradicação da extrema pobreza e da fome, promoção da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres e garantia da sustentabilidade ambiental.