Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

OBSERVATUR RN

IFRN e Observatório de Turismo da Uern publicam relatório de pesquisa inédita

Documento buscou saber Intenção de viagem do potiguar após a pandemia da COVID – 19; UFRN também está ligada ao projeto

Publicada em 30/06/2020 Atualizada há 1 ano

A pesquisa entrevistou 1.253 pessoas, entre 26 de maio e 3 de junho

Desenvolvido pelo Observatório de Turismo, sediado no Campus Natal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), acabada de ser publicado o relatório final da pesquisa “Intenção de viagem do potiguar após a pandemia da COVID – 19”. A pesquisa, coordenada pelo professor Sidcley Alegrini, contou com a participação do Campus Canguaretama do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da colaboração do professor Márcio Marreiro.

Segundo Márcio, diretor-geral em exercício do Campus Canguaretama, a pesquisa buscou identificar a intenção de viagem dos potiguares após a pandemia da COVID-19. O relatório publicado aponta que 74,8% dos potiguares tem a pretensão de viajar após a pandemia, sendo a Praia da Pipa (30,2%), localizada na Região Imediata de Canguaretama, foco de atuação do Campus, o principal destino turístico no rol de interesse de viagem.

Destinos como Serra de São Bento (14,9%) e São Miguel do Gostoso (20,1%) são os principais lugares de interesse do turista potiguar. A Serra de São Bento é destino também atendido por ações na área de turismo pelo Campus Canguaretama, em ações como roteirização, inventariação e diagnóstico da oferta turística local. “O lazer se configura como o maior motivo de viagem para 66,8% dos entrevistados, ao passo que atrativos turísticos (22,4%), preços praticados (21,6%) e cuidados com a higienização sanitária dos ambientes turísticos (20,1%) são os principais fatores de atratividade”, ressaltou Marreiro.

A pesquisa entrevistou, ao todo, 1.253 pessoas, entre dias 26 de maio e 03 de junho de 2020. A coleta de informações foi realizada por meio de questionário eletrônico com link disponibilizado pelos canais de comunicação do Observatur/RN.

Márcio acrescentou ainda a relevância da contribuição: “É mais uma das diversas ações que têm sido desenvolvidas pelo Campus e pelo Instituto com vistas a contribuir para a amenização dos efeitos da pandemia para a sociedade potiguar e planejamento da retomada após pandemia”; o professor citou também a doação de alimentos a estudantes e comunidades em situação de vulnerabilidade social, produção e distribuição de materiais e equipamentos para a área de saúde, desenvolvimento de sites e plataformas para disseminação de informação e orientação quanto ao COVID-19, apoio psicológico, produção e disponibilização de aulas online, promoção de capacitações e eventos online, entre as atividades desenvolvidas pelo Instituto em enfrentamento à pandemia.

Além do IFRN, por meio do Campus Canguaretama e do Observatório de Turismo (Observatur) da Uern (Campus Natal), a iniciativa contou com a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Acesse

Relatório da pesquisa “Intenção de viagem do potiguar após a pandemia da COVID – 19”

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas