APROVADOS NO SISU

IFRN Campus Canguaretama aprova mais de 25 estudantes em cursos de graduação

Estudantes aprovados falam sobre a realização de sonhos e a importância do Campus em suas vidas

Publicada em 27/04/2021 Atualizada há 1 ano

Na sexta-feira, 16 de abril de 2021, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a lista de aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que, para muitos, é a porta de entrada para o Ensino Superior. Até a produção desta notícia, o número total de estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte aprovados em cursos de graduação era de 631, enquanto no Campus Canguaretama, o número de estudantes aprovados em cursos de graduação era de 26.

Em um ano atípico, estudantes e professores tiveram de adaptar os estudos à forma remota, tendo, ainda, uma pandemia como cenário. Apesar das dificuldades enfrentadas, a educação manteve-se firme; e, hoje, concluintes do IFRN, e aqueles que já concluíram, voltam a ser calouros, porém, dessa vez, em universidades e institutos federais.

Palavra do Diretor-geral do Campus Canguaretama, professor Flávio Rodrigo

A cada aprovação conquistada pelos nossos estudantes, em variados cursos de nível superior, nos faz vibrar junto. Em um ano pandêmico, os nossos estudantes enfrentaram de cabeça erguida as adversidades e conquistaram resultados positivos. Por isso, precisamos valorizar a educação feita no IFRN e em nosso Campus, saudando com um abraço de parabéns pela conquista de sonhos!

Palavra do Diretor Acadêmico do Campus Canguaretama, professor Márcio Marreiro

Em um ano de desafios não apenas no âmbito do ensino, mas para todas as dimensões de nossas vidas, é possível ver fechar um ciclo e se abrir vários outros, com sonhos, esperança e vontade de fazer as coisas diferentes, melhores, com excelência, como tudo que desenvolvemos aqui. É uma alegria difícil de expressar, em palavras, ver a transformação de nossos alunos ao longo dos anos e agora vê-los seguir construindo suas vidas, seus sonhos, suas carreiras, de forma ética, segura, e reconhecendo serem pessoas transformadas pela educação, essa mesma de excelência construída em nossa Campus. Essas e tantas outras aprovações, e mais importante ainda, transformações de pessoas, de vidas, são fruto de um trabalho árduo e gratificante desenvolvido por cada professor, por cada servidor técnico-administrativo, cada terceirizado, cada aluno, cada pai, mãe, familiares e amigos, que juntos partilham conosco seus sonhos e os desafios para atingi-los.

Estudantes compartilham em depoimentos suas experiências

Para Felipe Missias, egresso do curso de Eventos, aprovado em 1⁰ lugar na cota racial e escola pública, “Estudar no IFRN foi um longo processo de aprendizado, não só para a minha vida acadêmica, como também para a pessoal.” Ele afirma que muito de quem é hoje deve ao Instituto Federal, que, segundo ele aprendeu que “cada pessoa é diferente e que é essa diversidade que nos faz únicos.” Ele finaliza afirmando que “a pessoa que que está escrevendo esse texto definitivamente não é a mesma que ingressou em 2017. Estudar no IFRN foi a melhor coisa que me aconteceu!” completa Felipe.

Experiência semelhante relata a egressa do Curso de Gestão de Turismo, aprovada para Letras (Espanhol) na UFRN e que também cursou o ensino médio integrado no Campus, Karina Tertuliano que fala sobre a importância do campus em sua vida: “O IFRN me propôs uma das melhores e mais valorosas experiências de vida. Foi uma imersão no mundo do conhecimento, um frente a frente com o universo do saber. Fui acolhida pela instituição e juntamente descobri a real importância do aprendizado. Atualmente me sinto grata por tudo que construí, e todos os bons frutos que colho até hoje."

“Durante quatro anos ingressando no Instituto eu ouvia a seguinte frase: ‘Aproveitem, aqui é o mundo de oportunidades’, e, de fato, o IFRN- Canguaretama tornou-se não só o meu mundo mas também o de vários outros estudantes (ainda mais para aqueles que saem de uma realidade acadêmica totalmente diferente)”. São as palavras utilizadas pela discente Thais Andrade egressa do curso de Eventos e agora caloura do curso de Turismo na UFRN, em seu relato ela agrade “a cada profissional que compõe a estrutura deste lugar, aos docentes que por carinho tornam-se pais (ainda mais tendo que driblar uma pandemia onde todos estão tão vulneráveis), aos terceirizados que tornam-se tios/tias, a todos os envolvidos na construção desse lar que acolhe e dissemina conhecimento.” Thais finaliza seu depoimento ratificando o sentimento expresso nos depoimentos recebidos dos egressos: “O IFRN- CANG é uma família que tive a honra de fazer parte e dentro dela me reconstruir.”

Confira a lista dos aprovados

Nome completo

Curso concluído no Campus

Curso Aprovado